RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Secretaria de Saúde confirma início de receituário digital

Impressoras em consultórios médicos prometem clareza em prescrições médicas e município passará por testes do sistema

Por Isabela Duarte
26/02/2024 • 18h00
Compartilhar

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) afirmou nesta tarde, em nota, que a rede de saúde pública está recebendo as impressoras e os sistemas para o receituário impresso.

Em entrevista à CBN Campo Grande no dia 13 de fevereiro, a secretária municipal de saúde, Rosana Leite, estabeleceu esta data, seguindo determinação judicial, como prazo para a instalação de impressoras nos consultórios médicos das Unidades de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.

Após recurso da Procuradoria Geral do Município, foi obtida uma prorrogação de prazo para o cumprimento da exigência, porém a Sesau afirmou que o novo prazo não seria necessário.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A implantação do sitema digital segue a Lei de Prescrição Médica nº 3.629, de 29 de dezembro de 2008, com o objetivo de facilitar a leitura das receitas de medicamentos, evitando problemas de interpretação das medicações.

Nesta manhã, os funcionários da rede pública da saúde ainda não tinham previsões da implantação das impressoras. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Almeida, pacientes relataram a dificuldade em ler as receitas médicas.

O motorista de 39 anos, Aldo Aparecido, acredita que com o sistema impresso, a leitura será melhor para o paciente. "Uns dias atrás, a farmacêutica não entendeu a receita e deu um medicamento errado para o meu filho", relata.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma: "A Sesau informa que neste momento, toda a rede municipal está sendo equipada para a implantação da receita digital, sendo iniciados em breve os testes em algumas unidades que foram referenciadas pelas equipes da atenção primária em saúde. É praxe da Secretaria orientar os profissionais sobre a forma de prescrição dos medicamentos, objetivando uma escrita legível, e orientar os pacientes sobre as formas e condições de uso dessas medicações".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande