RÁDIOS
Paranaíba, 03 de maio

Corpo de Bombeiros registra alto número de queimadas na região

Para o período de estiagem bombeiros têm planejado ações de prevenção e equipamentos para atender ocorrências de incêndios

Por Talita Matsushita / Alex Santos
17/07/2021 • 08h05
Compartilhar

O período de estiagem começou mais cedo. Com isso, o Corpo de Bombeiros de Paranaíba já registra aumento de demanda de trabalho nas cidades, de Cassilândia e Inocência. As cidades fazem parte da região de atendimento do subgrupamento, em Paranaíba. As queimadas têm sido registradas tanto em áreas urbanas como na zona rural.

“Esse período que estamos passando, a umidade do ar está muito baixa, isso aumenta a propagação de focos de incêndio. No Corpo de Bombeiros de Paranaíba, temos uma extensa área, como Cassilândia e Inocência entre nossas atribuições”, disse o sargento Marcos Roberto.

Para poder atender o aumento da demanda, a equipe diminuiu as folgas dos militares. Não há números oficiais relativos ao aumento, mas equiparado ao ano passado, no perímetro urbano, o volume de ocorrências está o mesmo. 
Em 2020 não havia plano de prevenção e, neste ano, já existe um planejamento para atender a população de forma mais rápida.  

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É até bom ressaltar que a gente necessita muito da colaboração dos proprietários rurais e dos trabalhadores. Precisamos, muitas vezes, de maquinário. E depende da mão de obra. E isso a gente não consegue. Então pedimos a contribuição do conhecimento das pessoas que estão nas propriedades”, enfatizou.

Em maio, trabalhadores rurais participaram de um curso de prevenção e combate à incêndios em áreas, onde foram oferecidas aulas teóricas e práticas sobre técnicas corretas de prevenção e combate a incêndio, nas propriedades rurais. 
Na mesma época no ano passado, em um dos casos mais graves, um incêndio de grandes dimensões atingiu mais 15 propriedades rurais, entre Paranaíba e o município de Inocência. Aproximadamente dois mil hectares foram consumidos pelo fogo.

Além das pastagens, cabeças de gado, animais silvestres e Áreas de Preservação Permanente (APP) foram atingidos pelo fogo. As chamas atravessaram a rodovia MS-240, que liga Paranaíba ao município de Inocência. Fábio Macedo, presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, reforça que os produtores tenham cautela no período, além medidas de prevenção contra incêndios de grande magnitude.

Acompanhe:

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba