Neste sábado, dia 27, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em Dourados acontece a “2ª Caminhada Passos Pela Vida juntos pela doação de órgãos e tecidos”, às 8 horas, com saída em frente a Cergrand seguindo em direção à Praça Antônio João. Para participar, é necessário fazer inscrição gratuita.
Neste ano, Dourados já contabiliza nove doações de órgãos, um gesto capaz de salvar vidas e que reflete o esforço local em ampliar a cultura da solidariedade. Porém, em nível nacional, a realidade ainda é preocupante: segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), milhares de pessoas aguardam por um transplante, e o maior obstáculo para a ampliação do número de procedimentos continua sendo a recusa familiar.
A coordenadora da OPO de Dourados, Ludelça Dorneles, ressalta que para ser doador basta comunicar essa vontade aos familiares, pois a autorização para a doação deve ser feita pela família no momento oportuno. “Quem define se doa ou não é a família, e quando a família conhece a vontade do potencial doador fica mais fácil a decisão”, afirma.
O evento é uma parceria entre a OPO (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes), o Hospital da Vida e a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), e conta também com o apoio da Câmara de Vereadores do município.