
O “Dia D da Saúde Bucal”, promovido pela Cruz Vermelha Brasileira – Filial Mato Grosso do Sul (CVBMS), acontece neste sábado (25), em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Bucal. Em Dourados, a ação acontece na Praça Antônio João, a partir das 9h. Toda a atividade é gratuita e aberta ao público.
“Esta é uma oportunidade de estarmos ainda mais próximos da população, levando informação de qualidade e um recurso prático para o cuidado diário”, afirma a Presidente da CVBMS, Aline Tagliaferro.
Segundo ela, a iniciativa consiste em uma ampla campanha de conscientização que acontecerá simultaneamente em cinco municípios do estado, com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a boca como fator essencial para a saúde geral.
Durante o evento, os voluntários da Cruz Vermelha estarão em locais de grande circulação para distribuir gratuitamente enxaguantes bucais e fornecer orientações sobre práticas de higiene, prevenção de cáries e outras doenças periodontais. A ação reforça o compromisso da instituição com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade sul-mato-grossense.
“A saúde começa pela boca, e prevenir é sempre o melhor caminho. Nosso lema para esta campanha é: um dia para cuidar de você. Uma vida inteira para cuidar de todos, e é exatamente isso que faremos, um dia para um cuidado específico, refletindo nossa missão de cuidar das pessoas todos os dias”, completa Aline.
A campanha busca desmistificar a ideia de que a saúde bucal se resume à estética, enfatizando sua conexão direta com a saúde do corpo inteiro, incluindo a prevenção de doenças cardiovasculares e outras condições sistêmicas.
A ação ocorrerá simultaneamente nos seguintes locais e horários:
- Campo Grande: Pátio Central Shopping – a partir das 9h
- Dourados: Praça Central Antônio João – a partir das 9h
- Ponta Porã: Praça Lício Borralho – a partir das 13h
- Aquidauana: Rua 7 de setembro frente a Praça dos Estudantes – a partir das 9h
- Chapadão do Sul: Espaço Social – Rua dos Pintados, 307 – a partir das 9h
Toda a atividade é gratuita e aberta ao público. Aqueles que desejarem apoiar a continuidade das ações humanitárias da Cruz Vermelha no estado poderão realizar doações voluntárias via PIX nos locais do evento.