O Programa Microfone Aberto desta segunda-feira (06) recebeu o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Renato Câmara (MDB), que falou sobre sua atuação na educação e agronegócio, além dos planos para as Eleições de 2026.
Membro da bancada de Dourados na ALMS, o deputado destacou a emenda destinada em 2025 para a educação. O recurso no valor de R$ 150 mil, vai viabilizar investimento para a Escola Municipal Loide Bonfim Andrade e para a Escola Estadual Min. João Paulo dos Reis Velosos.
“Eu tenho priorizado educação e saúde nas minhas emendas parlamentares e tenho visto um bom trabalho aqui em Dourados, então eu coloquei esse ano uma emenda guarda-chuva que vai atender algumas instituições. No Município a gente colou emendas para a Escola Loide Bonfim Andrade, que servirá para aquisição de material de esporte. Na Escola Reis Veloso, tem algumas ações inovadoras, como a sala multimídia”, disse.
O deputado, que tem forte atuação nas pautas do agronegócio e é presidente de diversas frentes parlamentares no setor, falou sobre a Frente Parlamentar do Leite, que foi fundamental para a implantação do programa Pró-Leite, de fomento à pecuária leiteira de Mato Grosso do Sul, lançado pelo Governo do Estado em 2025, que investirá R$ 70 milhões para impulsionar a produtividade, a qualidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no estado.
“O produtor de leite, há mais de uma década, vem perdendo espaço, então me procuraram na para que eu pudesse liderar essa discussão na ALEMS. Nós criamos a frente Parlamentar do Leite, tivemos vários debates, apresentamos ao Governo do Estado um projeto de melhoramento genético, e o governo criou o Pró-Leite e agora temos a comitiva Leite Ativo, que vai percorrer o Estado apresentando o programa e colhendo as demandas dos produtores”, explica.
Caravana MS Leite Ativo
A caravana MS Leite Ativo é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, produtores e outros atores da cadeia leiteira que se reúnem para traçar o futuro do setor no estado, discutindo temas como o Pró-Leite, entre outros.
Eleições de 2026 e cenário político
Líder do partido em Dourados, Renato Câmara também comentou o anúncio do ex-governador André Puccinelli (MDB) que afirmou ser candidato à deputado estadual nas Eleições de 2026. “Hoje em dia é muito difícil conseguir votos, então o ex-governador pode ser um apoio importante, como puxador de votos”, disse.
O deputado que sempre defendeu a fidelidade partidária, afirmou que não deixa o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e que acredita que o partido está se reformulando. “Nós temos uma história no MDB, eu estou a mais de 25 anos no partido e tenho militado na política da coerência. Nosso partido já esteve no poder e fez muitas realizações e, agora, estamos em um processo de reformulação, como todos os partidos estão”.
Renato também falou Simone Tebet que, segundo ele, tem se destacado nas intenções de votos em São Paulo, mas que perdeu espaço político no Mato Grosso do Sul depois do apoio ao PT e o presidente Lula. “Nós temos dificuldade de apoiar o presidente Lula, historicamente o MDB sempre se colou a direita no Estado e teve o PT como adversário político. A gente sabe de várias melhorias que tem acontecido, mas muitas questões nós não concordamos. Esse encaminhamento é algo que precisamos discutir no diretório”, ressalta.