A partir de hoje, o projeto ronda escolar passa a atender Dourados e Ponta Porã, além de Campo Grande, onde já está em funcionamento desde 2017. Com a expansão, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), por meio do programa Escola Segura, Família Forte, mais 37 escolas estaduais passam a contar com reforço no policiamento e equipes capacitadas, garantindo mais segurança e fortalecendo a relação entre forças policiais, estudantes e famílias.
Antes da implantação nas duas novas cidades, foi realizada uma capacitação específica com as Coordenadorias Regionais de Educação, Conselhos Tutelares, diretores e diretores-adjuntos, além dos comandantes das unidades policiais de Dourados e Ponta Porã, com apoio das equipes da Sejusp-MS e da Secretaria de Estado de Educação (SED-MS).
“A ronda escolar é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de estudantes e profissionais. Seu trabalho é essencial para prevenir incidentes e promover um ambiente escolar tranquilo e propício ao aprendizado. Além do policiamento, há ações educativas, palestras sobre segurança, uso consciente das redes sociais, respeito mútuo e orientações preventivas. Estamos muito felizes com essa conquista e acreditamos que esses parceiros farão toda a diferença em nossas escolas.”, destacou a coordenadora regional de Educação de Dourados, Karina de Cássia Santos Garcia.
Escola Segura, Família Forte
Conduzido pela Sejusp-MS, por meio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), e em parceria com a SED-MS, o Escola Segura, Família Forte nasceu em Campo Grande com o objetivo de integrar e potencializar projetos de prevenção já existentes, como o Proerd, Bom de Bola, Bom na Escola, Banda Mirim, Projeto Reação, Cematran, Projeto Florestinha, Bombeiros do Amanhã, entre outros.
A proposta é oferecer não apenas segurança reforçada, mas também um novo modelo de relacionamento entre a comunidade escolar e as forças de segurança. O patrulhamento escolar é realizado por policiais militares com base em dados de inteligência da Sejusp. Além da vigilância no entorno das escolas durante a entrada e saída dos alunos, o programa promove aproximação com a comunidade escolar e contribui para a redução de conflitos dentro e fora das unidades de ensino.