Veículos de Comunicação

Operação

PMA intensifica fiscalização no Rio Dourados

A partir desta quarta-feira (5) está proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso do Sul com o início do período de defeso da Piracema. (Foto: PMA/Divulgação)
A partir desta quarta-feira (5) está proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso do Sul com o início do período de defeso da Piracema. (Foto: PMA/Divulgação)

Nesta terça-feira (4), a Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) de Dourados realizou uma intensa operação de patrulhamento fluvial no Rio Dourados, no município de Fátima do Sul. Segundo a PMA, a ação faz parte da “Operação Pre-Piracema”, focada na fiscalização preventiva antes do início do período de defeso (Piracema).

A patrulha percorreu o trecho que vai do descedouro do Engano até a ponte de Fátima, abordando e fiscalizando 34 embarcações e um total de 83 pessoas, no último dia de pesca da temporada 2025.

De acordo com a equipe da PMA não foi constatado nenhuma irregularidade com os pescadores. No entanto, todos os abordados foram orientados sobre as normas do período de defeso, ressaltando a importância do respeito à legislação para a conservação dos recursos pesqueiros.

Apreensão

Apesar de não terem flagrado infratores, os policiais recolheram materiais de pesca ilegais que estavam armados no rio: uma rede de pesca e 10 anzóis de galho. Não foi possível identificar os autores responsáveis pelo material. A operação visa coibir a pesca predatória e preparar a comunidade para o período de restrição, reforçando o compromisso da PMA com a saúde dos rios.

A partir desta quarta-feira (5) está proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso do Sul com o início do período de defeso da Piracema, que se estende até o dia 25 de fevereiro do ano que vem, quando acontece o período de reprodução das espécies aquáticas. Durante esse intervalo de defeso, fica vedada toda atividade de pesca, incluindo as modalidades Pesque e Solte, amadora e profissional.