As celebrações dos 20 anos de história da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) começam oficialmente nesta sexta (4), às 20h, no cine auditório Wilson Valentin Biasotto, na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso), com o evento “Celebração de 20 Anos da UFGD”, que e contará com uma apresentação especial do cantor e compositor Gilson Espíndola, acompanhado do poeta e ator Emmanuel Marinho — dois dos principais representantes da cultura sul-mato-grossense. A entrada é gratuita.
O projeto “Celebração” prevê uma série de apresentações culturais gratuitas ao longo do ano, incluindo shows musicais, espetáculos de teatro e dança, sempre com destaque para artistas locais e nacionais. A proposta é oferecer à comunidade universitária e à população de Dourados acesso a eventos culturais de qualidade, fortalecendo o vínculo da universidade com a sociedade.
Criada em 29 de julho de 2005, por meio da Lei nº 11.153, a universidade tornou-se referência em ensino, pesquisa e extensão, consolidando-se como espaço de produção de conhecimento, promoção da inclusão social e valorização da diversidade cultural.
Atualmente, a UFGD oferece 37 cursos presenciais de graduação, seis cursos a distância e 27 programas de pós-graduação stricto sensu, além de cursos de especialização, residência médica, multiprofissional e uniprofissional. A instituição, originada a partir do desmembramento do antigo campus da UFMS em Dourados, desempenha papel essencial no desenvolvimento regional, promovendo a integração entre saberes acadêmicos e populares e gerando impactos positivos para a sociedade.
Durante o evento de abertura, a UFGD anunciará oficialmente a programação comemorativa pelos seus 20 anos. No evento será servido um coquetel aos presentes.