Começou em Dourados, a quinta edição da Felit-MS (Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul), uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e o Grupo Literário Arandu. A feira promete movimentar o cenário literário e cultural de Dourados com o lançamento de, pelo menos, 15 livros.
A programação da Felit-MS também inclui, nos períodos vespertino e noturno, exposição de livros, apresentação de grupos musicais e de teatro, declamação de poemas, literatura de cordel, contação de estórias, fotografias, pintura, entre outras atrações culturais, promovendo o intercâmbio entre público e artistas presentes.
Idealizada pelo vereador e ex-presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB), a Felit chega à quinta edição já consolidada como um dos principais eventos culturais do Estado. Conforme o vereador, com a realização da feira, o poder legislativo busca a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores de e a produção literária e cultural local e regional.
“Temos em nosso meio considerável número de poetas e escritores. E foi por entender a necessidade de dar visibilidade ao trabalho desses artistas, à leitura, além de estimular e difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do nosso Estado que lançamos a ideia dessa Feira Literária que, felizmente, já faz parte do calendário cultural de Dourados e de Mato Grosso do Sul”, comenta Laudir.
O presidente do Grupo Arandu, poeta e historiador Carlos Magno Amarilha, um dos coordenadores da feira, conclama a população para prestigiar. “É uma oportunidade única para conhecer e interagir com escritores, poetas, contistas, romancistas, cronistas, ensaístas, cordelistas e outros movimentos relacionados à literatura e à criação artística humana”, diz, convicto de que a V Felit deverá superar as quatro primeiras edições, tanto em público quanto na participação de escritores.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira
14h – Abertura
14h30 – Apresentações culturais
15h – Lançamento de livros
16h30 – Declamação de poemas
19h – Escritores farão sessão de autógrafos e interação público
19h30 – Apresentações culturais
20h – Show com Dantas Solo
20h30 – Lançamentos de livros
Sexta-feira
14h – Sarau Literário
15h30 – Lançamento de livros
16h – Sessão autógrafos com autores presentes
18h45 – Palco aberto
19h – Lançamento de livros
20h – Show com Max Miniano
20h30 – Sessão autógrafos com autores presentes
*Com informações da Assessoria