O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, liberou e autorizou os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná para a duplicação do trecho da BR-376 entre Paranavaí e Taquarussu (MS). A ligação é de vital importância pois criaria um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, encurtando em até 150 quilômetros o caminho até o Porto de Paranaguá, que é feito atualmente via Maringá.
“Hoje, para fazer a rota de produção do MS ao Porto, é preciso passar duas Barragens [Primavera e Rosana] e estradas em situações que já chegaram ao colapso, com congestionamentos. Essa ampliação da BR-376 vai trazer um encurtamento do setor produtivo muito importante, pois vai levar ao setor de exportação de forma mais eficaz”, destaca o coordenador Demerval Silvestre, da Sociedade Civil de Paranavaí.
Com a duplicação, os caminhões irão transitar por Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, o que irá facilitar o transporte de mercadorias do Mato Grosso do Sul. O custo estimado da obra seria de R$ 850 milhões e inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, com a possibilidade de economia com a utilização de barreiras New Jersey. O projeto contempla 95 quilômetros de duplicação da BR-376 no trecho paranaense e outros 30 quilômetros em pista simples no Mato Grosso do Sul. A ligação pela rodovia seguiria a partir de Paranavaí, que já teve um trecho de 33 quilômetros duplicados, parte de um aditivo acertado pelo Governo do Estado com a Concessionária que administra o trecho.