Veículos de Comunicação

Caged

MS gerou mais de 15 mil empregos no ano mesmo na pandemia

Somente em março foram mais de 5 mil vagas abertas na economia estadual

Setor de serviços teve maior geração de vagas em MS - Giovanna Dauzacker
Setor de serviços teve maior geração de vagas em MS - Giovanna Dauzacker

Mesmo com decretos e medidas restritivas,a economia de Mato Grosso do Sul continua forte e gerando empregos. Pelo menos é o que apontam os Dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério da Economia, mostram que em março foram gerados 5.152 novos empregos no Estado, o que eleva para mais de 15 mil novas vagas no primeiro trimestre de 2021. Foram 3.666 em janeiro e 7.032 em fevereiro. O saldo desses três primeiros meses de 2021 é mais que o dobro do total apurado no primeiro trimestre de 2020, quando foram criados 7.548 novos empregos.

Os setores que mais geraram novos empregos formais foram: Serviços (2.555 vagas), Comércio (958) e Agropecuária (798). Os serviços que tiveram altas no mês de março de 2021 foram: Transportes (673), Saúde (466) e Educação (374). O Comércio também vem apresentando ótimo desempenho. No acumulado dos últimos 12 meses gerou 8.059 vagas a mais. Nesse período, Mato Grosso do Sul apresentou uma criação de 23.929 empregos formais.

A indústria de transformação também se destaca com 561 vagas a mais em março, enquanto em outro subsetor (Construção Civil) foram geradas 267 novas vagas. No acumulado dos últimos 12 meses, a Indústria apresenta uma criação de 6.041 novas vagas.

CIDADES

Na distribuição regional dessas vagas, o município de Campo Grande apresentou melhor resultado com geração de 5.224 novos empregos formais, seguido de Dourados (1.388), Três Lagoas (957) e Chapadão do Sul (764).