A maioria dos alunos da Associação Shaolin de Kung Fu de Três Lagoas foi aprovada no terceiro Exame de Graduação, realizado na academia Oficina do Corpo anteontem à tarde. O exame foi em três etapas: parte física, na qual os alunos fizeram exercícios físicos, parte técnica, que incluiu golpes e armas e a teórica. Um aluno por foi avaliado, a não ser na parte física, feita em conjunto. A avaliação ficou por conta do mestre Robson Leite Bambil, da Federação do Estado.
Conseguiram a aprovação os alunos Carlos Eduardo Rocha de Lima, Isair Luis Junior, Rodrigo Esquinelato da Silva, Elcio Alteris dos Santos, Caio Célio Rodrigues, Guilherme Pereira dos Santos e Paulo Roberto Ribeiro Carvalho. A dificuldade maior ficou por conta dos que faziam o exame, que realizado apenas uma vez por ano, pela primeira vez. “Os que faziam o exame pela segunda ou terceira vez se soltaram mais. Destaco o Carlos, o Isair e o Rodrigo”, comentou o professor Thiago Emilio Lopes Ribeiro. “Por eles estarem a mais tempo no esporte têm mais agilidade, velocidade e força. Os outros estão apenas começando”, analisou.
O atleta que acabou reprovando, segundo o professor, não foi devido a falta de capacidade. “Ele estava muito ansioso. Esqueceu algumas coisas na parte técnica”, disse. No geral, o resultado foi considerado bom, aja vista que de oito que tentaram, sete foram aprovados. “Foi uma superação, mas dificuldade a gente passa durante toda a vida”, destacou Thiago. No Kung Fu, ao contrário de outros esportes que envolvem luta, a graduação é feita por estrelas e não por faixas. A sequência é: vermelha, amarela, azul, cinza e preta. Cada uma delas é subdividida em três testes. Elas são inseridas nas camisetas dos alunos. A falta de dois alunos foi criticada pelo professor. “Esperava que todos conseguissem e que ninguém faltasse. Achei falta de interesse da parte dos dois porque comento seis meses antes sobre a data do exame com eles”. Mesmo assim, não faltaram elogios. “Gostei muito. Eles foram aprovados pela força de vontade deles. Estão de parabéns”, comemorou. Os sete aprovados receberam um certificado de aprovação no exame assinado pelo professor Thiago e pelo examinador Robson Bambil.