Veículos de Comunicação

Esportes

Guaicurus inicia seletiva para temporada 2015

Categorias feminina e masculina do time estão com inscrições abertas

Os treinos acontecem as terças e quintas-feiras e aos domingos - Reprodução/Arquivo Guaicurus
Os treinos acontecem as terças e quintas-feiras e aos domingos - Reprodução/Arquivo Guaicurus

A equipe de rugby de Três Lagoas, o Guaicurus, iniciou os jogos para seletivas de novos atletas. O próximo treino acontece neste domingo, a partir das 15h, na Lagoa Maior. As vagas são para as categorias feminina e masculina, sem limite de idade.

De acordo com o presidente do time, Bruno Ferreira Dutra, as seletivas acontecem durante todo o ano. No entanto, os atletas que ingressam nas equipes logo no começo do ano possuem possibilidade de disputar nos campeonatos.

Os jogos acontecem todas as terças e quintas-feiras, às 20hs, na Lagoa Maior, em um campo localizado entre a pista de skate e a sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF). E aos domingos, às 15hs. O atleta que estiver interessado em participar dos treinos basta comparecer no local com tênis e short.

O rubgy, segundo Dutra, é um esporte inclusivo, pois, pessoas de todos os tipos físicos podem fazer parte da equipe. Cada posição do time exige um determinado biotipo. “Fortes, ágeis, magros, gordos, pequenos e altos. Todos tem espaço nesse esporte, não é preciso que tenha um tipo físico específico. A vantagem do rugby é cada um aproveita o que tem de melhor, sem que tenha que se sacrificar para conseguir praticar o esporte, basta apenas se dedicar para se destacar em sua posição”.

O Guaicurus têm as categorias masculinas, adulto e juvenil, e a feminina, adulto e, neste ano inicia com a juvenil, que abriu devido à grande procura. “Muitas mulheres começaram a procurar o rugby por ver que é um esporte que não faz distinção de sexo. Inclusive nossa equipe feminina teve grande destaque no ano passado”.

TEMPORADA 2015

O Guaicurus pretende repetir e superar os feitos do ano passado na temporada 2015. As equipes masculinas e femininas conquistaram, cada uma, dois títulos de vices campeãs nos campeonatos estaduais.  Já a equipe masculina juvenil, conquistou em São Paulo, o 6º lugar no Brasileiro de Rugby.

Neste ano, o clube pretende incluir na lista de vitórias, títulos nos campeonatos da Liga do Oeste Paulista e no Centro Oeste.

DIFICULDADES

No entanto, os 50 atletas que compõe a equipe do Guaicurus enfrentaram dificuldades financeiras para poderem participar dos campeonatos. O clube chegou a fazer ações na cidade para arrecadar fundos.

O transporte, segundo o presidente, é o item mais caro dos campeonatos. Para tentar contornar a situação e não prejudicar as equipes, o clube está buscando parceria com as empresas locais para conseguir o transporte nas datas dos campeonatos.

Além disso, Dutra diz que durante o ano devem acontecer mais ações para levantar fundos para custearem a temporada.

Clube promove campanha de doação de sangue

O clube também está fazendo ações sociais. O Guaicurus iniciou uma campanha nacional de doação de sangue que já foi aderida, segundo o presidente, por mais de 60 clubes de rugby de todas as regiões do país. A campanha “Doe Sangue – Jogue Rugby”  acontecerá entre nos dias 6 e 7 de fevereiro. De acordo com o presidente Bruno Dutra, as datas foram escolhidas em detrimento do Carnaval. “Geralmente, nessas datas, a doação de sangue diminui e também é quando mais se precisa de sangue nos hospitais. Portanto, convidamos a toda à população a doar sangue e também integrar a nossa equipe para jogar rugby”.