Desde 2005 na presidência da Liga Três-lagoense de Desporto (LDT), o atual presidente, Francisco Barros, o Ceará, entrega o cargo nas eleições no próximo mês para eleger nova diretoria.
O titular da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), Walter da Silva, o Hulk, informou que o atual presidente da Liga não deverá mais concorrer ao cargo. Ceará também é funcionário público, portanto, de acordo com a legislação, não pode ocupar posição em uma instituição que receba recursos financeiros de fundo municipal.
Hulk ainda informou que o atual presidente teria feito um acordo com a Sejuvel, onde é locado como funcionário, optando por deixar a presidência da Liga e continuar no cargo administrativo.
O ano passado deixou um calo na Liga causado pelo atraso das prestações de contas de dois anos. Por conta da inadimplência, a instituição não entrou no calendário orçamentário de 2015, o que impossibilitou repasse de recursos para clubes de futebol da cidade. O que faltaria apenas para fechar é a prestação de contas da compra de uniformes que foram realizadas no início de 2014. Ceará comentara, em uma entrevista para o Jornal do Povo, no final do ano passado que os fornecedores ainda não tinham realizado a entrega, porém, os uniformes já haviam sido pagos.
Segundo Hulk, o Ministério Público estabeleceu que, até o mês que vem a atual presidência deve entregar a prestação de contas desses uniformes.
Todavia, o secretário da Sejuvel, informou que a Liga está adimplente novamente, portanto, não impedindo que a futura gestão apresente projetos financiáveis pela administração municipal.
ELEIÇÕES
O mandato da atual diretoria só enceraria em março, porém, as eleições foram antecipadas para fevereiro. O cargo de presidente já tem três pré-candidatos. Disputam a presidência João Torres, que já foi vice-presidente da Liga, Gerson Pertuliano e Miguel Neves.
CAMPEONATOS
A Liga, em 2015, permanece responsável por organizar os campeonatos de futebol. As premiações, gastos com arbitragem e acessórios ainda são cedidos pela Sejuvel, porém, através do Sindicato dos Árbitros Profissionais de Três Lagoas (Sindarbitro/TL).