O nadador treslagoense de 14 anos Arthur Rodrigues Bernardes conquistou medalha de bronze na cidade paulista de São Joaquim da Barra, durante o Pró Natação. A competição reúne os melhores nadadores da categoria do Estado de São Paulo.
Mandaram representantes as seguintes cidades: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e a Capital Paulista.
As disputas aconteceram no São Joaquim Futebol Clube (Espigão), e foram organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo local. Mais de 500 atletas, na faixa etária dos 7 aos 17 competiram. Arthur nadou por Andradina a prova que ele mais gosta, os 100 metros costas. Ele se superou, já que estava há duas semanas parado em virtude de uma contusão. “Eu estava com medo porque fiquei sem treinar. Mas nadei bem, encaixei o estilo.”, contou.
O nadador conseguiu a terceira colocação com o tempo de 1m09s28. “Cheguei colado no segundo que fez o tempo de 1m09s26. O nível estava muito alto. Cerca de 10 atletas federados participaram, inclusive o campeão da minha categoria”, frisou.
Arthur contou que foi obrigado a melhorar a alimentação para competir no Pró Natação. “Eu me dediquei mais na parte da alimentação. Estava muito magro. Inclusive ingeri alguns complementos alimentares”, disse. Sobre o tempo que marcou, ele afirmou que foi um dos melhores. “É um tempo bom, inclusive repeti esse que é um dos meus melhores. Em outubro tinha feito esse tempo”.
A abertura oficial do 26º Pró-Natação aconteceu na manhã do sábado, dia 14, com a presença da prefeita de São Joaquim da Barra, Maria Helena Borges Vannuchi e vereadores, além de outras autoridades.
PLANOS
Arthur, ao contrário da maioria dos jovens atletas não projeta o futuro e ainda não sonha com Olimpíadas ou outras competições de nível nacional e mundial. “Ano que vem vou ter uma base de até aonde posso chegar. Esse ano foi bom, mas treino mesmo forte e as competições de 2010 é que vão mostrar, agora não posso dizer nada”, afirmou. O nadador pára somente duas semanas no final de ano, devido às festas e em março de 2010 disputa a primeira competição, a 1ª Fase do Fedams, competições organizadas pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul.