Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Novo diretor da Agepen toma posse em Campo Grande

Figueiredo tem o desafio de aperfeiçoar o sistema penitenciário

 - Ilustração
- Ilustração

O governador Reinaldo Azambuja realizou hoje (08) a posse do Tenente-Coronel Pedro César Figueiredo de Lima na presidência da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS), em substituição ao Coronel Deusdete de Oliveira.

A solenidade de posse aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol/MS), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Conforme o governador Azambuja, a segurança pública é prioridade de governo e a gestão será feita de forma integrada e moderna. “Vamos criar uma ambiente de integração entre as forças de segurança pública. Daremos total apoio para a reestruturação das instituições e trabalharemos para valorizar os servidores da segurança pública. Investiremos em tecnologia e informatização. Nosso compromisso é fortalecer as políticas de segurança pública em Mato Grosso do Sul e combater a corrupção. Vamos despolitizar a polícia. Queremos construir uma política de segurança pública voltada para as pessoas, para a população. Uma segurança pública eficiente e duradoura, que beneficie a todos. Trabalharemos para proporcionar a formação e a qualificação dos policiais e agentes penitenciários. Vamos corrigir distorções. Conversaremos com o governo Federal e com o ministro da Segurança para fortalecermos a segurança na fronteira e buscaremos parcerias público-privadas para ressocializar os presos” afirmou governador Reinaldo Azambuja.

Após a assinatura de posse do novo diretor da Agepen, o Coronel Deusdete de Oliveira recebeu uma homenagem e o reconhecimento pelo seu trabalho. “É uma pasta complexa. Hoje, são 1.448 servidores da Agepen e uma população carcerária que chega a 13.400 mil pessoas. Sinto que desempenhei minha missão com o objetivo de fazer cumprir a lei e tentei cuidar o melhor possível do sistema prisional no Estado. Busquei colocar as pessoas em condições dignas dentro do presídio. Conduzi com respeito e atenção os agentes penitenciários, da mesma forma que fui sempre tratado. Muitas conquistas obtivemos, dentre elas o plano de cargos e carreiras e o decreto de posse de arma dos agentes. Hoje, Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população carcerária do país e é referencia nacional em educação, trabalho e ressocialização do preso” afirmou o Coronel Oliveira, que por seis anos comandou a Agência. Deusdete Oliveira assume o Comando Geral da Polícia Militar na próxima terça-feira (13).

Figueiredo é tenente-coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e por cinco anos foi diretor de Administração e Finanças da Agepen/MS. Assume com o objetivo de custodiar e ressocializar o cidadão encarcerado, conforme disse em seu discurso de posse: “é uma grande responsabilidade assumir a Agepen e a nossa missão é fazer cumprir o papel da Agência frente às demandas do sistema prisional. Tenho um grande desafio e uma grande responsabilidade pela frente. Tenho a certeza que com o apoio dos servidores e do Governo teremos sucesso em nossa missão. Trilharemos o objetivo do bem estar, da ressocialização e da reintegração do preso na sociedade. Não mediremos esforços para atender às demandas do sistema penitenciário. Buscaremos recursos necessários para desempenhar as funções com eficiência. Queremos consolidar o sistema prisional como referência nacional elevando os índices de educação, trabalho e ressocialização” afirmou o novo Diretor da Agepen, Ten. Coronel Figueiredo.