RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Diabéticos optam por judicializar ações para conseguir medicamentos em Três Lagoas

Atualmente o município conta com 4.500 pacientes diabéticos

Por Redação
23/11/2021 • 14h29
Compartilhar

Dados da secretaria municipal de saúde de três lagoas apontam que o município possui, hoje, 4.500 pacientes diabéticos. São moradores que necessitam de remédios, insulinas e uma serie de insumos. O tratamento pode ultrapassar os R$ 5 mil por mês dependendo da necessidade do paciente, o que ocorre é que devido aos elevados custos, muitos desses pacientes recorrem à justiça.

De acordo com a defensoria pública, o volume de atendimentos na área da saúde é alto no município, não somente envolvendo diabetes. Pacientes maiores de idade têm mais dificuldade de conseguir os medicamentos do que crianças e adolescentes

A maior parte destes pacientes recorre à defensoria pública para ingressar com o pedido de tutela antecipada na obtenção de medicamentos. O problema é que muitos desses diabéticos esbarram em dois problemas: na resistência do poder judiciário e na falta de laudos médicos convincentes.

Em três lagoas, a falta de repasse de insulinas a mais de 40 diabéticos ocorre há pelo menos três meses. A prefeitura esclarece que está finalizando cotações de aquisição direta das insulinas e, se houver sucesso, voltará a fornecer o medicamento aos pacientes assim que a compra for recebida.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas