Três Lagoas, 22 de setembro(67) 99229-0519

Retirada de jacarés da Lagoa Maior divide opiniões

Jacarés serão removidos para uma área de reserva ambiental em Brasilândia

Por Ana Cristina Santos
26/06/2017 • 11h41
Compartilhar

A retirada dos jacarés da Lagoa Maior de Três Lagoas continua dividindo opiniões. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou que os jacarés grandes serão removidos para uma área de reserva ambiental no município de Brasilândia, nesta terça-feira (27).

A possibilidade de retirada dos animais da Lagoa sempre gerou polêmica. Há cerca de seis anos se comenta sobre essa possibilidade. No entanto, nunca aconteceu. Mas, após autorização do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), a secretaria decidiu retirar os jacarés grandes da Lagoa, a fim de evitar possível acidente.

Durante o Jornal RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5MHz), ouvintes opinaram sobre a remoção dos jacarés.  O ouvinte Ricardo Luiz Ferreira disse que é contra. “Hoje estamos falando de retirar os jacarés da Lagoa. Amanhã, vão retirar as capivaras, depois os patos, em fim, um dia vão acabar com a Lagoa. Sou contra, mas a decisão é do poder público, porém entendo que poderia ser feito um controle das espécies”, comentou.

O morador do bairro Vila Nova, Gilson Mendes, também é contra. “estão querendo acabar com o único ponto turístico nosso, como acabaram com a praça da Bandeira [Ramez Tebet]. É só cercar a Lagoa, assim as capivaras não serão atropelas, por exemplo”, disse o ouvinte.

A internauta Gilda Miranda também defende o cercamento da Lagoa Maior. “Eu também acho que eles deveriam fazer uma cerca em volta da Lagoa, pois eles estão no habitat deles. Quem está errado é quem fica incomodando os animais”, disse.

A internauta, Rosse Kelly Celestino, é favorável, não apenas da retirada dos jacarés, mas também das capivaras.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, o processo de retirada e transferência será realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que recebeu autorização do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul).A internauta Cristina Neves também apoia a retirada dos animais da Lagoa. “Super apoiado, tem que retirar sim. Agora, tinham que retirar as capivaras também. A Lagoa está no centro da cidade, com carros, motos e bicicletas, circulando por todo lado em seu arredor, podendo surgir acidentes, bem como atropelamentos e machucando ambos. Sem falar, coitadas, na falta de alimento”, declarou.

 A decisão em retirar os jacarés da Lagoa, de acordo com o secretário, foi tomada em comum acordo com órgãos ambientais, bem como depois de pedido de providências por parte da Câmara de Vereadores. Em março deste ano, a Câmara encaminhou um ofício ao Imasul, com pedido de providências em relação aos jacarés.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews

VEJA MAIS