RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Três Lagoas cria 'vacimóvel' para aplicar vacinas contra a Covid-19

Carro adaptado vai percorrer alguns pontos da cidade para acelerar imunização

Por Kelly Martins
24/11/2021 • 07h29
Compartilhar

Para acelerar o processo de vacinação com a 1ª, 2ª e, principalmente, com a 3ª dose das vacinas contra Covid-19, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas criou o Vacimóvel. Trata-se de um carro adaptado que vai transportar as doses para alguns pontos da cidade e promover uma mega vacinação. 

Conforme o cronograma divulgado pela secretaria, a equipe do Vacimóvel estará de plantão na inauguração da nova praça do bairro Acácias, na quinta-feira (25), a partir das 17h30, no cruzamento da rua Joaquim Thiago da Silva com a rua Etelvino Custódio de Queiroz.

 Além dessa ação, a pasta vai promover no sábado (27), das 7h às 11h, uma mega vacinação na Praça Ramez Tebet, no Centro de Três Lagoas. Após esse horário, a imunização continua na Central de Vacinação, na Lagoa Maior (prédio da Biblioteca Municipal), entre às 14h e 18h.

JPNEWS/TVC: BANNER TVC AGORA ATUALIZADO ATUALIZADO 27.03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, no dia, toda pessoa que se vacinar (na praça) pode retirar uma muda de árvore que estará sendo entregue pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) de forma gratuita.

GRUPOS DE VACINAÇÃO

Todas as pessoas que tenham mais de 18 anos de idade e que receberam a 2ª dose – de qualquer uma das marcas, há mais de 4 meses, poderão receber a 3ª dose durante as ações. Em relação às demais doses, a secretaria segue vacinando todos com mais de 12 anos com a 1ª. Já aqueles que tomaram a 1ª dose de Pfizer há mais de 21 dias, a de Coronavac há mais de 15 dias ou a de Astrazeneca há mais de 60 dias, já podem se imunizar com a 2ª dose da vacina.

REGRA PARA QUEM TOMOU DOSE ÚNICA

Para pessoas que receberam a dose única – Janssen – devem aguardar o anúncio de disponibilidade de doses da mesma marca para realizar uma 2ª dose e, posteriormente, realizar a 3ª dose (de reforço).

IMPORTÂNCIA DA 3ª DOSE

Público com mais de 60 anos de idade, bem como pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde, vêm recebendo a 3ª dose há alguns meses e, agora, com determinação do Ministério da Saúde, o público em geral também pode receber essa dose de reforço que vem para garantir ainda mais imunidade, pois, com as novas variantes do Coronavírus, se tornou necessário  prolongar ainda mais os efeitos de proteção gerados pela 1ª e 2ª dose (ou dose única).

 

Segundo especialistas, a 3ª dose tem objetivo de aumentar a duração da proteção contra o SARS-CoV-2, tanto que as pesquisas têm mostrado que uma 3ª dose, sobretudo se for de uma vacina diferente das primeiras doses, prolonga significativamente essa proteção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas