RÁDIOS
Três Lagoas, 21 de maio

UFN 3 pode ter obra retomada em parceria com chineses

Vice-presidente da República e ministros devem visitar instalações da fábrica de fertilizantes em Três Lagoas nos próximos dias

Por Ana Cristina Santos
20/04/2024 • 07h01
Compartilhar
TODAS AS PRAÇAS: BOX INTERNA NESCAU ATÉ 31.12.24

A obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN 3), em Três Lagoas, pode ser retomada por meio de uma parceria com a empresa chinesa Sinopec. Segundo o Jornal O Globo, a Petrobras vem mantendo conversas com os chineses para a retomada da fábrica, paralisada em dezembro de 2014, após a Petrobras romper o contrato com a Galvão Engenharia e Sinopec Petroleum do Brasil.

Ainda segundo o Jornal O Globo, a proposta que está sendo costurada é que os chineses terminem a obra e recebam parte em ações do empreendimento em troca. Isso vai permitir, de acordo com fontes do jornal, mais celeridade ao início da retomada das obras, a intenção da estatal é iniciar já neste ano. A Sinopec já teria dado indícios à Petrobras de que tem interesse de retomar o empreendimento.

Na semana passada, a estatal confirmou que pretende retomar o processo de venda da UFN 3 em dezembro deste ano. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verruck, existe, inclusive, uma previsão já confirmada para o governador Eduardo Riedel de que, ainda neste mês, o presidente da Petrobras, juntamente com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, visitem às instalações da UFN3.

Segundo Verruck, será importante a confirmação de  que existe um plano estratégico de produção de fertilizantes no Brasil que vai ser seguido e existe um plano estratégico da Petrobras, que tem um papel relevante nesse processo. “A UFN3 vai gerar 15% do total de nitrogenados que o Brasil precisa hoje, a Petrobras tem uma meta de obter 30% das outras três empresas que produzem também nitrogenados no país. Então acho que isso consolida esse processo”, disse o secretário. A visita está prevista para o dia 26.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas