Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Como será o comportamento dos vereadores em ano eleitoral?

A prefeita Márcia Moura não pode ser mais candidata e nenhum dos parlamentares se posiciona sobre apoios

 - Claudio Pereira/JP
- Claudio Pereira/JP

TENTATIVA
Após 14 anos de paralisação, as obras do Hospital do Trauma, de Campo Grande, poderão ser concluídas. Ao menos é mais uma tentativa que envolve os governos federal, municipal e do Estado, além da Santa Casa da Capital. Não foi desta vez, porém, que o ministro da Saúde, Marcelo Castro, pode garantir a liberação de recursos suficientes para a construção.

EM CASA
Ao menos em Três Lagoas, o PSDB parece estar seguro quanto a nomes para a disputa das eleições municipais deste ano. Com chapa própria, o partido nem dá bola para o que pode ocorrer em outras cidades do Estado, onde será necessário lançar mão de coligações para ter alguma chance de vencer. Exemplo claro desta situação é Campo Grande.

VISITA ESPERADA
As prefeituras de Três Lagoas e de Selvíria aguardam com razoável ansiedade o pedido de registro da empresa China Three Gorges, que vai administrar as usinas Jupiá e Ilha Solteira. É que, com isso, poderão cobrar o recolhimento de tributos sobre a geração de energia e, finalmente, encerrar uma disputa de três décadas com municípios de São Paulo.

REGRAS
Houve diversas alterações na lei que regulamenta o processo eleitoral brasileiro. Entre elas, o período de filiação partidária, que caiu de um ano para seis meses. Para quem pretende disputar as eleições deste ano, a mudança é boa, porque pode aguardar por mais tempo a definição de qual embarcação pegará. Para o eleitor, caiu a garantia de fidelidade e de conhecimento do partido pelo próprio candidato.

AR NOS PULMÕES
A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), parece respirar pouco mais aliviada com a possibilidade de poder utilizar até 70% dos R$ 10 milhões que o município tem direito em depósitos judiciais. O dinheiro, segundo Márcia, será usado em obras de conserto e recapeamento de asfalto. Pouco, é verdade, mas melhor que nada ou do quase nada feito nos últimos anos.

ANO ELEITORAL
Como será o comportamento dos vereadores de Três Lagoas em ano eleitoral em que a prefeita Márcia Moura não pode mais ser candidata? Nenhum deles se posiciona declaradamente sobre apoios, embora entre partidos tudo parece estar bem definido.