Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Observatório - 05 de Abril de 2013

PROJETO
E por falar nas eleições de 2014, Akira Otusubo, prestes a assumir o cargo de deputado federal, disse em entrevista ao RCN Notícias da Rádio Cultura que não tem projeto político para 2014. Ao que tudo indica, Akira vai fazer uma dobradinha com o seu filho, Luiz Akira, que deve sair candidato a deputado estadual.

JOGO POLÍTICO 
Os deputados do PMDB admitiram ontem que existe a possibilidade de o partido abrir mão da candidatura própria para apoiar a de Reinaldo Azambuja (PSDB) ao governo do Estado nas eleições de 2014. O governador André Puccinelli chegou a sugerir uma pesquisa para definir se o candidato ao governo será do PMDB ou do PSDB. Certamente, essa é mais uma manobra de Puccinelli!!!

NICHO
As indústrias que investem em fontes alternativas de geração de energia para alimentar os próprios sistemas de produção, como as fábricas de celulose e até a Cargill, do segmento de alimentos e biocombustíveis, estão aproveitando o excedente da energia gerada com a queima de restos de eucalipto para agregar uma receita a mais na rentável carteira. Com essa nova fonte de faturamento, a base florestal deve dar mais um salto, já estimulada também pelo setor siderúrgico.

SINTOMÁTICO
O presidente regional do PT, Marco Garcia, candidato à reeleição nas eleições para o Diretório Regional, em novembro, segue a mesma estratégia do seu padrinho político, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), uma vez que continua mudo e não atende o celular para evitar declarações polêmicas e capazes de atrapalhar a sua campanha. Seu adversário na disputa, o ex-governador Zeca do PT, ao contrário, dá entrevistas todos os dias e garante que vai retomar o comando do partido para preservar o “DNA” da legenda e evitar que, em 2014, faça aliança com PMDB ou PSDB. Zeca quer o comando do partido e está disposto a enfrentar André Puccinelli em 2014 na corrida ao Senado.

FACTOIDES
E por falar em sucessão estadual, mais uma pesquisa foi divulgada. O eleitor já deve estar ficando confuso com as informações. Na de quarta-feira, Delcídio está disparado na frente do ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB). Na amostragem de ontem, o senador perderia para Nelsinho se as eleições fossem realizadas agora. Tudo leva a crer que essas primeiras pesquisas foram feitas para satisfazer o cliente.

PALANQUE
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) criticou, em discurso no Senado, nesta quinta-feira, a antecipação da campanha eleitoral de 2014. “O governo força e estimula essa pauta. Todos os dias, ouvimos os próceres do PT dizer que ‘eleição é a prioridade máxima’ da agenda governamental. Trata-se de substituir compromissos com o país pelo compromisso com a manutenção do poder”, criticou.