Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Observatório - 06 de Agosto de 2013

DE VOLTA AO BATENTE
Os nobres parlamentares de Três Lagoas retornaram ontem do recesso legislativo. Hoje, será realizada a primeira sessão depois do recesso parlamentar. Resta saber como será a produtividade dos vereadores nesse segundo semestre, já que no primeiro pouco assunto importante se viu em discussão na Câmara Municipal. E, muito menos a apresentação de projetos de lei interessantes.

NOVELA
Está previsto para hoje mais um capítulo da novela das marmitex. Há quem diga que o vereador Jorge Martinho não conseguirá assinaturas  suficientes para a abertura de uma CPI para apurar os fatos relacionados aos contratos de fornecimentos de refeição para os funcionários da Prefeitura.

DECISÃO FORÇADA
E por falar em Câmara, o presidente do Legislativo, Jorge Aparecido de Queiroz, o Jorginho do Gás, está de orelhas em pé em relação à fiscalização do Ministério Público. Ontem, ele empossou mais quatro funcionários concursados. A medida tomada por Jorginho deve-se ao inquérito civil de nº 004/2013 aberto pelo Ministério Público de Três Lagoas para apurar eventual irregularidade, inclusive, de pratica de atos que acarretam o enquadramento do Presidente da Câmara Municipal em crime de improbidade administrativa,  caso persista em nomear para cargos comissionados ou manter servidores contratados, em detrimento de aprovados em concurso público.

AMPLIAÇÃO
A Eldorado Brasil trabalha no projeto de engenharia para a ampliação da fábrica de celulose de Três Lagoas. As informações são de que os investimentos vão superar a casa de US$ 3 bilhões a serem investidos nos próximos três ou quatro anos. A empresa já teria encaminhado, inclusive, carta-consulta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando financiar parte do empreendimento.


SEM CONFIRMAÇÃO
A assessoria do senador Waldemir Moka anunciou que o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, estaria cumprindo agenda em Três Lagoas na próxima quinta-feira para lançar edital de outorgas de áreas aquícolas sob o domínio da União para piscicultura. Entretanto, a assessoria do senador Delcídio do Amaral disse que o ministro cumprirá agenda em Campo Grande e não mais em Três Lagoas.

VISITA
E por falar em senador Delcídio do Amaral, a assessoria do parlamentar informou que está prevista uma visita dele em Três Lagoas nessa semana. O motivo e o dia da visita dele ao município não foram revelados. E muito menos, qual assunto que pretende tratar na cidade.

SAÚDE DISTANTE
Quem precisou de exames de ressonância magnética em Três Lagoas nos últimos dias teve que enfrentar uma longa viagem. O único equipamento disponível pela rede pública de saúde no Estado está na cidade de Dourados, a segunda maior de Mato Grosso do Sul. Segundo alguns usuários, o equipamento existente em Campo Grande está quebrado. Logo, aos pacientes, restaram duas opções: ou enfrentavam a viagem ou pagavam o exame em caráter particular. É claro que, para muitos, pagar pelo exame que custa mais de R$ 1 mil não é a melhor alternativa, até porque a grande maioria sequer ganha essa importância por mês. Mais uma vez, fica evidente que em Três Lagoas há muito por se fazer na área de saúde pública.