Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Observatório - 10 de Maio de 2013

PRESENTE
O governador André Puccinelli deve anunciar um pacote de obras no aniversário de Três Lagoas, no dia 15 de junho. Uma delas é a revitalização da Esplanada da NOB. O projeto, do arquiteto Ângelo Arruda, prevê intervenções no sistema viário e a instalação de equipamentos de esporte e lazer, além de um novo espaço para a feira noturna, semelhante à estrutura da “feirona” de Campo Grande. Também existe uma grande expectativa quanto ao licenciamento do aeroporto. 

ALTO PREÇO
O dinheiro público gasto pela Câmara de Três Lagoas para manter seus 17 vereadores já extrapola a capacidade orçamentária. Mas isso é  um problema de gestão do Poder Legislativo, que tem que encontrar a forma mais racional de “torrar” as verbas públicas. O que chama a atenção é a relação custo-benefício. Para analistas, a produção legislativa, ou seja, o trabalho que deve atender aos interesses coletivos, não justifica tanto gasto.

FESTIVAL
A pulverização do orçamento da Câmara de Três Lagoas, em razão do aumento do número de vereadores, leva alguns veteranos ao arrependimento, por terem defendido o limite permitido pela lei. De acordo com a regra aprovada pelo Congresso, o aumento poderia chegar ao máximo, manter-se no mínimo ou ainda na faixa intermediária. De qualquer modo, mesmo que não houvesse mais vereadores, o orçamento da Câmara continuaria alto. A diferença é que sobraria mais dinheiro para os vereadores gastarem.


DESCASO
Equipes do RCN Notícias da Cultura FM 106,5 e da TV Concórdia tiveram que socorrer uma moradora por falta de agilidade do SAMU de Três Lagoas. A atendente queria, do outro lado da linha, que os interlocutores que fizeram o chamado de socorro fornecessem um diagnóstico do paciente, com leitura de pressão e outras informações fora do conhecimento de leigos. Do contrário, a ambulância não sairia da garagem. 

LOBBY
Parlamentares e prefeitos intensificaram o lobby junto ao governo federal para garantir o ramal da Norte-Sul da Estrada de Ferro 267, que vai cruzar o Bolsão. Depois que o prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina (PSDB), defendeu que a ferrovia passe pelo seu município, o prefeito de Brasilândia se manifestou com uma postura salomônica. Pela proximidade e os interesses comuns da fábrica de fertilizantes da Petrobras e da Fibria, Jorge Diogo sugeriu que o ramal também passe por Três Lagoas. 

DESCOLADO
O governador André Puccinelli vai aos poucos se desvencilhando da política regional para cuidar dos macronegócios e catalisar o apoio da presidente Dilma Rousseff para os grandes projetos do Estado, utilizando seu trânsito com o vice-presidente Michel Temer para neutralizar o PT na corrida ao Parque dos Poderes. Em outras palavras, o PT local não terá muito espaço para assumir a paternidade de obras do atual governo.