Veículos de Comunicação

Educação E Arte

Observatório - 18 de Setembro de 2013

 DESCARTOU
A instalação de uma unidade de processamento de gás natural na região Centro-Oeste está fora dos planos da Petrobras. Estudos de viabilidade econômica apontaram ser inviável o empreendimento. A informação frustrou os senadores sul-mato-grossenses, que cobraram da empresa a instalação de uma planta na região.

MAIS EXPLORADO
 
Parlamentares do Estado alegam que 600 quilômetros do gasoduto Bolívia-Brasil cortam o Mato Grosso do Sul sem que haja qualquer tipo de aproveitamento local do produto. E, a instalação de uma unidade separadora permitiria a exploração das substâncias químicas presentes na composição do gás, como metano, etano, propano, butano e outros elementos.
 
MAIS EXPLORADO II
Embora haja tecnologia e disposição da inciativa privada local em aproveitar mais ainda  o gás boliviano, não podemos nos esquecer de que esse mesmo gás gera energia elétrica em duas termelétricas instaladas no Estado. Uma em Três Lagoas e outra de menor porte em Campo Grande. E que depois de concluída a fábrica de fertilizantes da Petrobras no município, Mato Grosso do Sul poderá se apresentar como um dos maiores produtores do país de amônia e ureia, que serão decompostas do gás boliviano. Portanto, nem tudo está perdido.


MEDICAMENTO
Os pacientes continuam reclamando da falta de medicamento nas unidades de saúde de Três Lagoas. Dez tipos de medicamentos estariam faltando nos postos de saúde. Apesar da Secretaria de Saúde ter informado que a falta de medicamento deve-se a dificuldade para adquiri-los dos laboratórios com preços justos, isso não serve de justificativa para os usuários do SUS. Nada justifica essa falta, já que dinheiro não falta para a aquisição de medicamentos. È pena que transtornos “burocráticos e administrativos”  afetem a população que necessita desses medicamentos.


PROVIDÊNCIAS
Os Ministérios Públicos, estadual e federal solicitaram do Departamento Penitenciário Nacional e do Governo de Mato Grosso do Sul, providências imediatas para a ampliação de vagas no sistema prisional do Estado. Segundo documento assinado pelos representantes dos MP, a superlotação carcerária no Estado atingiu patamares inaceitáveis e tem gerado a violação de direitos humanos fundamentais, colocando em xeque mate a segurança pública como um todo, pois o risco de rebelião acaba se tornando cada dia mais latente. 


BLECAUTES
Pequenos blecautes no fornecimento de energia elétrica têm ocorrido com certa frequência em alguns bairros de Três Lagoas, até mesmo em dias que não são chuvosos ou de tempestades.


CONJECTURAS
Especula-se que a candidatura de Nelsinho Trad ao governo do Estado não se concretizará. Informações dão conta, que o PMDB ainda poderá indicar o vice do PT, na chapa encabeçada pelo senador Delcídio do Amaral, pré-candidato do PT ao governo do Estado em 2014e ficar com a vaga do Senado.