CLIMA
Os partidos políticos e coligações começaram a se movimentar em Três Lagoas. As equipes de cabos eleitorais começaram a ser formadas. Mesmo assim, a cidade ainda parece que não entrou no clima de campanha política.
CAMPANHA
Segundo alguns analistas da política local, Três Lagoas só deverá entrar no clima de campanha a partir do próximo mês. Isso porque, se o candidato iniciar a campanha muito cedo, fazendo muito “barulho”, quando estiver próximo do dia de votação, partidos e candidatos estarão sem dinheiro e o povo estará saturado de tanto falatório e promessas.
CONTENÇÃO
O governador André Puccinelli (PMDB) publicou decreto que normatiza a contenção de despesas. Conforme o decreto, os secretários terão que criar mecanismos para reduzir as despesas de custeio em, no mínimo, 20%, e baixar custos com diárias e passagens aéreas, adicionais de plantão de serviço e serviço extraordinário, bem como a contratação de pessoal, exceto, no caso “de relevante interesse público”. A crise econômica financeira que atinge a Europa e, por consequência, o Brasil foi a justificativa utilizada pelo governador para conter gastos.
CONTENÇÃO II
Em Três Lagoas, a situação não é diferente. O secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria, Walmir Marques Arantes, disse que as compras estão suspensas e apenas a Saúde tem recebido investimentos, já que é prioridade. O secretário informou que houve uma queda considerável no repasse do FPM para a cidade em consequência da liberação de mais um lote de restituição do Imposto de Renda, que faz diminuir o bolo dos municípios.
NÃO PARA
Segunda a assessoria da vice-governadora Simone Tebet, ela está de férias e só retorna ao trabalho no próximo mês. Mas, pelo que a coluna apurou, mesmo de férias, Simone não para de trabalhar. Ontem, por exemplo, ela esteve reunida com a secretária municipal de Saúde de Três Lagoas, e à tarde participou de reunião com representantes da Cesp em São Paulo.
LAGOA
O Departamento de Cultura suspendeu as apresentações musicais que estavam acontecendo aos domingos à tarde na Lagoa Maior devido ao período eleitoral. Pelo andar da carruagem, parece que a cidade ficará adormecida e sem eventos culturais patrocinados pela Prefeitura até as eleições.