FILIAÇÃO
O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Reinaldo Azambuja, oficializa neste domingo sua filiação ao Partido Liberal (PL). O ato deve reunir 18 prefeitos e lideranças estaduais, além de convidados de peso, como o governador Eduardo Riedel, a senadora Tereza Cristina, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e o senador Rogério Marinho. Azambuja classifica a mudança como um “novo momento da caminhada política”.
CANDIDATA
A secretária municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas, Mariana Amaral (PL), surge como possível candidata a deputada federal. O nome dela aparece entre os cotados pelo partido para disputar uma das vagas na Câmara dos Deputados em 2026.
BANCADA
O deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) assumiu a coordenação da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso. A posse ocorreu na quarta-feira (17), em Brasília. Ele substitui a senadora Soraya Thronicke (Podemos). O posto exige articulação direta com ministérios e órgãos federais para garantir investimentos ao Estado em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança.
BLINDAGEM
Deputados de Mato Grosso do Sul se dividiram na votação da PEC 3/21, que estabelece o voto secreto para abertura de processos criminais contra parlamentares. Foram favoráveis ao sigilo Dagoberto Nogueira (PSDB), Beto Pereira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL). Camila Jara (PT), Vander Loubet (PT) e Geraldo Resende (PSDB) votaram contra. No total, a proposta foi aprovada por 314 votos a 168 no plenário da Câmara.