Veículos de Comunicação

Bastidores

Tebet mantém força eleitoral e aparece em segundo lugar na disputa pelo Senado

Ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB)
Ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB)

PESQUISA

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), aparece em segundo lugar na pesquisa do Instituto Real Time Big Data para o Senado em Mato Grosso do Sul, com 31% das intenções de voto. O levantamento, realizado no dia 10 de setembro, mostra Reinaldo Azambuja (PL) na liderança com 34%, seguido por Capitão Contar (PRTB) com 24%. O bom desempenho de Tebet reforça as chances de reeleição da emedebista, que mantém baixo índice de rejeição no Estado e continua sendo um dos nomes mais bem avaliados entre os eleitores sul-mato-grossenses. A grande rejeição de Simone verifica-se entre os simpatizantes da direita ideológica, que mal dormem com receio de que lhes aconteça alguma coisa contra o patrimônio. Fato, impensável em um ambiente de vida democrática como é o Brasil.

 DIREITA

O ex-deputado estadual Capitão Contar anunciou nesta semana seu retorno ao PL e confirmou que será pré-candidato ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito em Brasília, durante encontro com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Contar afirmou que não vê problema em disputar o cargo ao lado do ex-governador Reinaldo Azambuja, que também deve se filiar ao partido.

SOMAR

O possível retorno do ex-deputado estadual Renan Contar ao Partido Liberal movimentou os bastidores da direita em Mato Grosso do Sul e reforçou a articulação para a eleição estadual de 2026. A movimentação tem aval do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e foi bem recebida pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, recém-filiado e pré-candidato ao Senado. Para Azambuja, a prioridade é fortalecer uma frente ampla em apoio à reeleição de Eduardo Riedel, mantendo o bloco alinhado contra o governo do presidente Lula.

TCE

O ex-secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, foi indicado nesta semana para a vaga deixada por Jerson Domingos no Tribunal de Contas do Estado. A escolha foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, após o TCE comunicar oficialmente a abertura da cadeira e confirmar que a indicação cabe ao Legislativo. Um decreto será elaborado e enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação na terça-feira (18). A previsão é que a CCJR vote o texto na quarta-feira (19) e, se aprovado, a indicação siga para sanção do governador Eduardo Riedel.