Veículos de Comunicação

BEM-ESTAR ANIMAL

Caravana da Castração em Paranaíba tem inscrições acima das vagas disponíveis

Vereadores pedem contratação de profissional ou empresa para garantir castração gratuita e contínua de cães e gatos no município

Inscrições para a Caravana da Castração em Paranaíba superaram as vagas disponíveis; ação será realizada de 3 a 5 de setembro (Foto: Divulgação)
Inscrições para a Caravana da Castração em Paranaíba superaram as vagas disponíveis; ação será realizada de 3 a 5 de setembro (Foto: Divulgação)

Nos primeiros dias de inscrição para a Caravana da Castração em Paranaíba, o número de interessados já superou a quantidade de vagas disponíveis. Segundo informações do vereador Andrew Robalinho, repassadas pelo coordenador de imunização animal do município, Gilson Piva, até a tarde de ontem já haviam sido registradas 650 inscrições, enquanto estão garantidas apenas 450 vagas para os atendimentos programados entre os dias 3 e 5 de setembro.

Diante da alta procura, os vereadores Andrew Robalinho e a presidente da Câmara, Wanice Luciana Coutinho, apresentaram uma indicação — subscrita por todos os parlamentares — solicitando ao prefeito Maycol Queiroz e à secretária municipal de Saúde, Cynthia Mirella, a contratação imediata de profissional habilitado ou empresa especializada para a realização contínua, gratuita e acessível do serviço de castração de cães e gatos em Paranaíba.

A primeira etapa da Caravana, coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), superou expectativas e consolidou-se como um marco na política pública de bem-estar animal em Mato Grosso do Sul. Em 38 dias de atendimentos, a ação percorreu dez municípios — Miranda, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Jardim, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá — oferecendo castração, microchipagem e medicação pós-operatória de forma totalmente gratuita.

O impacto do projeto também se reflete no engajamento popular: foram 14.872 cadastros realizados pelo sistema digital SigPet, mais que o dobro do número de vagas ofertadas, demonstrando a grande demanda e mobilização da comunidade.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a relevância da iniciativa:

“A Caravana da Castração mostra como a integração entre Estado, municípios e sociedade gera resultados concretos. Cada animal atendido é uma vida protegida, um futuro com menos abandono e uma cidade mais saudável. Mato Grosso do Sul está fazendo um trabalho de referência nacional, e vamos continuar apoiando e ampliando essas ações em todo o estado”, afirmou.

Datas de atendimento na região Leste

  • Inocência: 22 a 24 de agosto (agendamento em 21/08)
  • Cassilândia: 26 a 28 de agosto (agendamento em 25/08)
  • Chapadão do Sul: 30 de agosto a 1º de setembro (agendamento em 29/08)
  • Paranaíba: 3 a 5 de setembro (agendamento em 02/09)
  • Selvíria: 7 de setembro (agendamento em 06/09)
  • Três Lagoas: 9 a 16 de setembro (agendamento em 08/09)