A unidade do frigorífico Golden Imex, em Paranaíba, encerrou as atividades e dispensou cerca de 400 funcionários de diversos setores. Eles trabalhavam sob aviso prévio desde o início do mês.
A empresa, instalada no município desde maio de 2020, alegou a falta de animais para abate na unidade, além da alta no preço da arroba do boi, o que motivou o encerramento das atividades da empresa no município. Com capacidade de abate de até 800 cabeças por dia, a indústria não passava da média de 250.
Um dos setores que ainda continuam em funcionamento na empresa é o administrativo que deve continuar ativo no município, com aproximadamente 40 funcionários.
Mohsen Amerian, proprietário da unidade, destacou que busca uma forma de reativar o frigorífico para amenizar os prejuízos nomunicípio e fazer a recontratação dos trabalhadores.
Nas próximas semanas representantes do frigorífico e da prefeitura devem ir até Campo Grande para interceder junto ao governo estadual para tentar reativar a unidade . Uma das opções sugeridas foi a de solicitar a manutenção de crédito de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dentro do mercado interno e manter a estruturação da exportação.
Histórico
O frigorífico Total S.A fechou as portas em 2016 e demitiu 288 funcionários. Após arrendar a planta, o grupo Marfrig encerrou atividades no dia 4 de junho de 2019. Na época, foram contabilizadas mais de 500 demissões. Em agosto do mesmo ano, o grupo Rio Grande S/A, detentor das marcas Margen, Chapecó e Bom Charque, assumiu a planta do frigorífico de Paranaíba, porém, em abril, a empresa encerrou as atividades e dispensou mais de 250 funcionários.