O aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) verificado em diversos pontos do país, com a queda de temperatura, levou a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba a adotar uma estratégia para facilitar a vacinação de grupos considerados prioritários pelo Ministério de Saúde.
Durante todos os dias desta semana, a Coordenadoria municipal de imunização montará postos de vacinação em diferentes pontos da cidade. Nesta segunda-feira, os profissionais de saúde promoveram a vacinação na Praça da República, entre as 08h às 11.
Nesta terça-feira (06), o local escolhido foi a praça do Iacal, onde o posto de vacinação será instalado em frente ao supermercado Brasil. Na quarta-feira (07), o local escolhido foi a avenida Três Lagoas, em frente à padaria Paladar e supermercado Real.
De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Ana Paula Oliveira, os pontos de vacinação em diversos locais da cidade serão disponibilizados para facilitar o acesso à população que não consegue ir até uma unidade de saúde durante a semana.
Ela afirma que vacina evita o agravamento de casos de síndrome respiratória aguda grave, que aumentam com a queda nas temperaturas. O cenário atual, segundo ela, mostra que os casos de SARG aumentaram em 18 capitais nos primeiros dias de maio e têm preocupado autoridades de saúde.
Ana Paula explica que com o tempo mais frio, os vírus respiratórios tendem a circular com mais facilidade. Ela considerou que o primeiro dia da estratégia deu bons resultados. Em 3 horas, foram aplicadas 12º doses. O município possui disponível aproximadamente 4 mil doses da vacina fornecida pelo Ministério da Saúde, através da secretaria estadual de Saúde.
SRAG
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe protege durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. Também diminui a disseminação do vírus na comunidade. Por isso, quando mais pessoas vacinadas, maior proteção para todos.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave, também conhecida pela sigla SRAG, é uma condição clínica caracterizada pela inflamação severa dos pulmões e dificuldade aguda para respirar, geralmente causada por infecção respiratória.
Grupos prioritários
Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.