Uma longa fila de pessoas de todas as idades se formou na manhã desta quinta-feira (18) no Parque do Espelho D’Água, em Paranaíba. Em troca de 1 kg de alimento não perecível, cada participante pôde escolher uma muda de árvore entre as 33 espécies disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Na 5ª edição da ação “Plante Bem”, cerca de 2.900 mudas frutíferas, nativas e ornamentais foram distribuídas à população. A iniciativa marcou a comemoração do Dia da Árvore e a chegada da primavera em Paranaíba.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Grande, a ação — realizada em parceria com as empresas Sanesul, Way Brasil, Gala, Fuga Couros, Pampili, Consórcio Seriemas e Arauco — tem como objetivo trocar mudas por alimentos não perecíveis, estimulando práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, promovendo solidariedade no município. “Todos os alimentos arrecadados serão destinados a entidades locais”, destacou
Entre as espécies oferecidas estavam acácia, acerola, amora, angico, araçá, caju, cajuí, dedaleiro, flamboyant, goiaba, graviola, ipês (amarelo, branco, rosa e roxo), jabuticaba, jacarandá, pau-brasil, pêssego, pinha, pitanga, quaresmeira, resedá, tamarindo, entre outras.
Grande explicou que, pela parceria, as empresas adquirem as mudas em viveiros especializados e fazem a doação à secretaria, que organiza a troca por gêneros alimentícios. Ele ressaltou ainda que, ao longo dos anos, a ação já distribuiu 7.500 mudas no município. “As mais procuradas são as frutíferas, mas as de ipê, em todas as cores, também agradam bastante”, afirmou.
O vereador Edmar Pires Jr., conhecido como Dollar, aproveitou a ocasião para ensinar alunos do Externato Jesus Consolador a plantar mudas de ipê no gramado do Espelho D’Água. Antes mesmo da vida política, Dollar já era reconhecido por sua ligação com a natureza e costuma realizar plantios no local. “Já plantamos cerca de 800 mudas em toda a cidade”, contou.
Na fila para a troca, estava a senhora Mardely Malagutti, responsável pelo plantio de duas árvores frondosas que hoje embelezam a região: um pé de siriguela e outro de manga, localizados próximos à sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Eu me sinto orgulhosa por ter plantado uma árvore que hoje dá sombra para as pessoas e frutas para os passarinhos, que precisam tanto delas”, disse.