
A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante nesta sexta-feira (5) um advogado suspeito de integrar uma organização criminosa responsável pelo contrabando de cigarros de origem paraguaia na região sul de Mato Grosso do Sul. A ação decorre da Operação WAR, deflagrada em Mundo Novo, a 467 quilômetros de Campo Grande.
Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão no município em imóveis ligados ao advogado. As investigações conduzidas pela delegacia da PF em Naviraí apontaram que o advogado falsificava declarações sobre a origem de valores para pagamento de fianças de presos ligados ao grupo criminoso. Segundo a PF, os valores, na verdade, pertenciam aos próprios líderes da organização.
Ainda segundo a PF, o trabalho de defesa dos envolvidos prestado pelo advogado tinha o objetivo de preservar os interesses da organização criminosa, uma vez que 'os próprios presos, muitas vezes, sequer tinham conhecimento de quem os representava'.
O cumprimento das medidas tiveram como testemunhas representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os policiais ainda localizaram uma considerável quantidade de munições de diversos calibres em situação ilegal.
O advogado foi conduzido para a delegacia da PF de Naviraí.