Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Deputado federal de MS é denunciado na Lava Jato

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou denúncia contra Vander Loubet, do PT-MS

Loubet faz parte do primeiro grupo de políticos investigados pela Lava Jato - Divulgação
Loubet faz parte do primeiro grupo de políticos investigados pela Lava Jato - Divulgação

O deputado federal Vander Loubet, do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no suposto esquema de desvio de recursos da BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. A denúncia foi apresentada nesta sexta-feira, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Além de Loubet, outras quatro pessoas foram denunciadas através das investigações da Operação Lava Jato. Entre elas, está o ex-ministro do governo Collor, Pedro Paulo Leoni, e Roseli da Cruz Loubet.

De acordo com informações da Agência Brasil, todos são acusados de envolvimento em  organização criminosa, responsável pelo desvio de R$ 1 milhão da BR Distribuidora entre os anos de 2012 e 2014.

A denúncia está relacionada com o suposto envolvimento do senador Fernando Collor (PTB-AL) nos desvios. As investigações da Procuradoria Geral da República (PGR) indicam que o parlamentar recebeu cerca de R$ 26 milhões de propina em contratos da BR Distribuidora.

Loubet faz parte do primeiro grupo de pessoas investigadas pela Lava Jato. Em março deste ano, Janot havia aberto um inquérito contra ele. O objetivo era investigar a possível ligação do deputado com o lobista Jorge Luz e o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto da Costa. As investigações apontaram que o deputado sul-mato-grossense teria recebido recursos de Pedro Paulo Leoni Ramos, ligado a Collor, e que atuava na gestão de fundos de investimentos e de recursos junto à subsidiária da Petrobras.

As investigações levantaram a hipótese ainda de Loubet fazer parte do núcleo político do esquema e de receber valores que sabia ter origem em fraudes na Petrobras. Em depoimento à PF, o deputado negou ter recebido qualquer vantagem financeira de contratados da Petrobras.

A assessoria de Vander Loubet informou que ele só irá se manifestar sobre a denúncia ao STF após tomar ciência da acusação. (As informações são do G1 e da Agência Brasil).