Desde o início do governo Lula, em 2003, 2.179 funcionários foram expulsos do serviço público por causa de atos de corrupção. No mês passado, o governo bateu seu recorde: 43 servidores perderam seus postos. Isso eleva para 311,2 expulsões a média anual e mostra a intensidade de atos de corrupção a que o governo federal está exposto, especialmente porque esses dados não incluem as ocorrências em estatais. No lote de 2.179 expulsões, 1.878 representaram demissões sumárias do emprego. Outras 169 foram destituições de cargos ou funções e 132, cassações de aposentadorias. Boa parte dos casos envolve o uso do cargo em proveito pessoal ou recebimento de suborno. Apesar disso, a expulsão do serviço público raramente acarreta condenação criminal. Ao mesmo tempo em que celebra o aumento de eficiência dos mecanismos de combate à corrupção, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, lamenta que a Justiça não consiga punir os culpados.
3
Expulsão de servidores corruptos bate recorde
No mês passado, 43 foram afastados do serviço público
Mais notícias
Mais artigosVer mais
INFRAESTRUTURA
Campo Grande antecipa o futuro e consolida-se como referência nacional em saneamento básico
Plano prevê a execução de 697 quilômetros de novas redes e 66 mil ligações nos próximos três anos
Ver mais
Política
Vereadora Evalda Reis destaca criação da Procuradoria da Mulher e cobra melhorias na saúde pública de Três Lagoas
A parlamentar, que cumpre seu segundo mandato, apontou a saúde como o principal desafio do município
Ver mais
Legislativo
Câmara de Vereadores aprova projetos que reforçam transparência e segurança viária em Três Lagoas
Vereadores analisaram 30 matérias durante a sessão e destacaram propostas voltadas à saúde, trânsito e prestação de serviços no município
Ver mais
EMENDA PIX
Prefeitura de Vicentina entra na mira do STF por desaparecimento de verba
A Prefeitura de Vicentina, há 53km de Dourados, entrou na mira do Supremo Tribunal Federal (STF) em razão de suspeitas sobre o desaparecimento de recursos provenientes das chamadas “emendas Pix”, destinadas por parlamentares ao município. O caso foi revelado após apurações envolvendo a compra e posterior venda de veículos adquiridos com esse tipo de repasse […]
Ver mais
Aparecida do Taboado
Vereador propõe creches em horário estendido e abertura nas férias e feriados
Indicação apresentada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na segunda-feira (13/10) será encaminhada para a Prefeitura de Aparecida do Taboado.
Ver mais
Aparecida do Taboado
Vereadores apresentam indicações em áreas sociais, de saúde e infraestrutura
Sessão ordinária da Câmara em Aparecida do Taboado foi marcada por sugestões de melhorias nos serviços públicos, com foco em atendimento à população e demandas dos bairros.