
Nelson Barbosa irá assumir o lugar de Joaquim Levy no comando do Ministério da Fazenda. O atual ministro do Planejamento é tido como o homem de confiança da presidente Dilma Rousseff e assume o cargo após discordar de Levy se impor no governo dos embates sobre as medidas para reestabelecer o reequilíbrio da dívida pública. As informações são do G1.
Com um perfil mais técnico do que político, Barbosa tem um perfil mais alinhado ao da presidente. Economista de formação, Barbosa volta à Fazenda e assume definitivamente o posto de principal nome da equipe econômica e o cargo para o qual seu nome vem sendo cogitado desde a época da substituição do ex-ministro Guido Mantega.
O ministro vem ocupando diferentes cargos no poder desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Entrou em 2003, no Ministério do Planejamento. Na Fazenda, já ocupou as secretarias de Acompanhamento Econômico (2007 e 08) e de Política Econômica (2008 e 10), antes de ser levado por Mantega ao posto de secretário-executivo, sucedendo Nelson Machado, em 2011. (As informações são do G1)