
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul adiou a votação do projeto que prevê aumento no índice do ICMS sobre doações de bens, o ITCD. A votação estava prevista para a sessão desta terça-feira (10).
O adiamento foi provocado pela apresentação de proposta do deputado Onevan de Matos (PSDB), que deverá ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para estabelecimento de vigência da cobrança do ITCD, além do congelado em valor determinado até 31 de dezembro de 2019.
Outra emenda, do deputado Renato Câmara (PMDB), prevê prazo de 90 dias para que a nova alíquota de cobrança só entre em vigor depois da publicação do decreto. O texto original previa a vigência automática das alterações propostas pelo governo estadual.
No projeto em discussão está prevista cobrança de 4% para doações após a morte do proprietário original, através de inventários a herdeiros ou a credores. Para doações em vida, o governo manteve alíquota de 6% sobre o valor comercial do bem.