Veículos de Comunicação

Oportunidade

Abertas inscrições para Congresso de Estética e Saúde

O congresso vai oferecer um ciclo de palestras com duração média de 50 minutos cada

-
-

Entre os povos mais vaidosos do mundo, está o brasileiro, segundo a revista “The Economist”. A indústria da beleza cresce junto aos seus produtos e serviços, e conseqüentemente, o número de pessoas que trabalham nela. Por ser atualmente um mercado muito procurado, nos dias 22 e 23 de novembro, será realizado em Campo Grande (MS), o IX Congresso de Estética e Saúde.

A Associação Brasileira de Franchising – ABF, segundo pesquisa realizada em 2008, mostra um crescimento nas franquias de beleza de 25,8%. “A preocupação com a aparência acaba atraindo cada vez mais pessoas, que ingressam em carreiras e negócios ligados a este setor. Ele é atrativo porque não tem um alto custo e a maior parte é investida em capacitações”, explica a gestora do projeto Serviço em Ação – Clínicas de Saúde, Beleza e Estética, do Sebrae, Ana Carla Madrid. 

Com apenas 21 anos, filha de esteticista, Lílian Marques Colan trabalha no segmento e já possui local próprio na Capital. Ela conta que iniciou a carreira fazendo cursos, e que ao descobrir uma amiga que procurava uma profissional da área viu na situação uma oportunidade. “Ofereci a ela meus serviços e assim paguei um dos aparelhos que necessitava para trabalhar. Ela me financiou o produto e comecei a atender e formar minha clientela, até conseguir um local próprio de trabalho”. Lílian confessa que considera cursos de capacitação a melhor ferramenta de formação profissional e investe neles.

Estima-se que mais de 18 mil profissionais de estética trabalhem no Estado, segundo informações do Serviço Nacional do Comércio – Senac/MS. E o presidente da Associação Profissional de Estética e Cosmetólogos de Mato Grosso do Sul – Apecsul, Taras Mykhail Khodyuk, alega que este número de profissionais pode ser superior ao estimado, levando em conta que há muitas pessoas exercendo a profissão na informalidade.

Programação

O congresso vai oferecer um ciclo de palestras com duração média de 50 minutos cada, com profissionais de Mato Grosso do Sul e de outros estados; e ainda conta com 18 expositores que apresentarão aos participantes os novos lançamentos e tendências do mercado, abordando temas como radiofreqüência; acne; dores; terapias combinadas no contorno corporal; técnicas de antienvelhecimento e células-tronco; gestão; práticas de saúde; vaidade; podologia; massagens; produtos e tratamentos; e até sobre sindicatos e regulamentação da profissão.

Na região central do Estado há mais de 550 clínicas de saúde, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. O cirurgião plástico, Dr. Marco Aurélio Jajah é um dos palestrantes do evento e diz que saúde e beleza estão muito ligadas por isso o setor tem se aprimorado. “Uma é conseqüência da outra”, afirma. 

Segundo pesquisa do Instituto Gallup, a aparência física é para mais de 60% das pessoas, o fator mais importante para o sucesso social. “No Brasil inteiro o setor se desenvolve e em MS tem crescido de forma significativa”, relata o médico. As cirurgias mais procuradas, segundo ele, são as de contorno corporal, lipoaspiração e mama; além da estética fácil.

Serviço

Podem participar do evento, esteticistas, cosmetólogos, fisioterapeutas, empresários, instituições que atuam no setor e outros profissionais da área de bem-estar e beleza.

O IX Congresso de Estética e Saúde é uma realização do Sebrae e Apecsul e acontece em Campo Grande, nos dias 22 e 23 de novembro, das 9 às 19 horas no Sebrae/MS, localizado na Avenida Mato Grosso, 1661. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (67) 3324-4154.

É uma ação vinculada ao projeto Serviço em Ação – Clinicas de Saúde, Beleza e Estética, em parceria com o Centro de Educação Integrada – CEI, Senac e Unigran. Para mais informações ligue no 0800-570-0800.