
Faleceu na segunda-feira (14) em Curitiba aos 71 anos o advogado criminalista e professor de Direito Penal Ronaldo Antônio Botelho, ex-secretário de Justiça do Estado do Paraná e ex-chefe da Casa Civil do governo estadual.
Nascido em Três Lagoas (MS), Botelho chegou ao Paraná em 1960. Formou-se em direito pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e fez carreira no Ministério Público Estadual, onde atuou de 1966 a 1992.
Botelho foi diretor-geral da Casa Civil no governo Jaime Canet Júnior, chefe da Casa Civil e Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, no governo Mário Pereira. Lecionou na PUC-PR e na Escola de Magistratura do Paraná.
Ronaldo Botelho era filho de Oscar Ferreira Botelho e Izenaide Ferreira Botelho, diretores do tradicional colégio 2 de Julho de Três Lagoas, onde hoje funciona o colégio Afonso Pena. Botelho marcou uma geração de amigos na cidade. É carinhosamente lembrado pela acolhidas que dava aos conterrâneos três-lagoenses que iam fazer vestibular em Curitiba no final da década de 60.
Ele deixou a esposa Salete e os filhos Ronaldo Júnior, Rosana, Rogério, Renata e Maria José.