Veículos de Comunicação

Oportunidade

Anvisa interdita lote de extrato de tomate por conter pelo de roedor

Agência inderditou também um lote de suspiro que apresentou vidros

Anvisa interdita lote de extrato de tomate por conter pelo de roedor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a interdição cautelar do lote L6 do produto Extrato de Tomate Elefante, da marca Knorr, nesta sexta-feira. Um teste constatou fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida (1 em 100g) no produto fabricado pela empresa Cargill Agrícola. O lote, que possui validade até 21/05/2015, também obteve resultados insatisfatórios nas análises de rotulagem.

 

A interdição é por 90 dias. Nesses casos, a empresa fabricante tem o direito ainda de solicitar a realização da análise de contra-prova para a conclusão do caso. Se for confirmado o resultado do primeiro laudo, os lotes costumam ser recolhidos em caráter definitivo pela agência.

A Cargill Agrícola S.A., responsável pela produção do extrato de tomate Elefante ainda não se manifestou a respeito.

Doce com vidro

Outro produto que apresentou problemas tanto na análise rotulagem quanto na de matéria estranha macroscópica e microscópica e teve um lote interditado foi o Suspiro Duplo da marca Doces Arapongas Prodasa. Fabricado pela Produtos Alimentícios Arapongas S.A., o lote L04501 continha fragmentos de vidro.

As duas interdições vigoram pelo prazo de 90 dias a partir da data de publicação.