Veículos de Comunicação

Oportunidade

Aparecida do Taboado retoma o desenvolvimento com ações planejadas

O PRODEAT tem como principal atividade a indicação ao chefe do Poder Executivo

As atividades industriais e serviços em Aparecida do Taboado vêm se consolidando com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Sendo assim, o Governo Municipal, juntamente com as instituições e iniciativa privada, estimulam a implantação de indústria, comércio e prestadores de serviços de apoio na cidade. Aliados às excelentes oportunidades de negócios pela localização estratégica, clima, solo, acessos e os incentivos fiscais Municipal e Estadual, são atrativos para empresas.

Consequentemente, tudo isso contribui para manutenção de boas taxas de geração de emprego, renda com sustentabilidade e desenvolvimento local.

Para atender aos pedidos de instalação das empresas foi criado o PRODEAT – Programa de Desenvolvimento Econômico de Aparecida do Taboado – que é composto por membros oriundos da iniciativa privada, Governo Municipal e entidades de classe. O PRODEAT tem como principal atividade a indicação ao chefe do Poder Executivo, indústrias que solicitam os benefícios da Lei nº. 1.265/2009, onde além da doação de áreas, são oferecidos incentivos fiscais.

O Governo Municipal ainda presta assessoria para locação de recursos junto aos FCO e BNDES, projetos para redução do ICMS junto ao Governo Estadual e Licenciamento Ambiental.

Hoje o município possui 5 distritos industriais, sendo: Dist. Ind. I – "Geraldo Rodrigues de Almeida", Dist. Ind. II – "Gilberto Nunes da Rocha", Dist. Ind. III – "Coronel João Alves Moreira de Lara", Dist. Ind. IV "Wilques Alves de Queiroz", que recepcionaram neles hoje o número de 44 empresas instaladas de vários segmentos. E tendo 6 indústrias em fase de instalação. No entanto, em face de grandes empresas estarem em processo de negociação e instalação, está em andamento à liberação e criação de mais 1 distrito industrial, que irá abrigar de 4 empresas de grande porte e com atividade específica.

Em Aparecida do Taboado, 3.856 pessoas estão empregadas com registro em carteira, trabalhando nos setores das indústrias e do comércio, de acordo com o CAGED – Ministério do Trabalho e Emprego, realizado em janeiro de 2009 (última informação).

Para atender a demanda destas empresas instaladas e as futuras, o Governo Municipal buscou parceiros para que ajudassem a desenvolver economicamente e tecnologicamente a cidade, sendo eles: a ACIAT – Associação do Comércio e Indústria de Aparecida do Taboado; SEBRAE-MS; Sindicato Rural; SENAI; Governo do Estado e FUNTRAB – Fundação do Trabalho do estado de MS; várias entidades da iniciativa privada e demais Secretarias Municipais complementam os trabalhos do Executivo Municipal e da Câmara de Vereadores, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente.

Consequentemente sugiram Programas, Cursos e Palestras para atendimento aos empresários e trabalhadores que já estão em atividade, como Empreendedor Individual; FCO – Itinerante; Programa Varejo em Ação; Empreendedorismo e Programa Nascer Bem, todos desenvolvidos por meio de parceria com o SEBRAE, ACIAT e Prefeitura Municipal.

O Sindicato Rural de Aparecida do Taboado firmou com a Prefeitura de Aparecida do Taboado um convênio no qual cria o Viveiro de Mudas de Seringueiras para beneficiar os pequenos produtores rurais que queiram plantar seringueiras para que delas obtenham uma nova fonte de renda, e consequentemente, trazendo mais uma forma de desenvolver economicamente a agricultura local.

Há também o CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador, entidade que faz parte da FUNTRAB que matem um convênio com o Governo Municipal para atendimento aos investidores e trabalhadores. Sendo desenvolvido as seguintes atividades na CIAT: I – Intermediação de mão de obra; II – Programas de qualificação profissional; III – Habilitação ao segura desemprego; IV – Emissão de carteira de trabalho; V – Programa de concessão de micro crédito; VI – Ações de apoio à geração de emprego, trabalho e renda; VII – Atendimento ao trabalhador autônomo e informal.

No ano de 2009, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, senhor Antonio Pedro de Andrade, acompanhado pelo Diretor de Indústria, Comércio e Meio Ambiente, senhor Heller Augusto B. Nogueira, iniciaram os contatos para convênio e instalação de uma unidade do SENAI no município.

No último dia 22 de abril, o Prefeito Municipal André Alves Ferreira esteve na cidade de Campo Grande, juntamente com o secretário e diretor lotados na Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, para uma reunião na Federação das Indústrias do MS, onde se pode consolidar as atividades com o SENAI/MS por meio do Diretor Regional, senhor Dr. Jaime Verruck, que já definiu operações da entidade junto às empresas de Aparecida do Taboado para treinamentos e formação de mão de obra no âmbito das indústrias. Ficou definido também que no final deste ano serão efetuados estudos para instalação de uma unidade do SENAI no município, em parceria com o governo e iniciativa privada.

A comprovação da grande ascensão ao desenvolvimento econômico à diretoria da FIEMS convidou as empresas da cidade para participar da EXPO/MS INDUSTRIAL e Aparecida do Taboado deverá ser representada por indústrias locais no evento, que será realizado de 18 a 22 de maio no Centro de Exposição Albano Franco em Campo Grande.

Esta exposição mobiliza o setor economicamente ativo não só para realizações de negócios, mas também para o intercâmbio para o conhecimento e para abertura de novos mercados.