Veículos de Comunicação

Oportunidade

Aparecida do Taboado terá Aterro Sanitário com tecnologia inovadora

O Aterro Sanitário será composto por módulos independentes de disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos

O tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos urbanos constituem um dos principais desafios relacionados ao saneamento ambiental, garantindo a manutenção da qualidade de vida da população local e a preservação do meio ambiente.

Para atender a esta demanda do município de Aparecida do Taboado, foi contratada a empresa Bem Ambiental Engenharia da cidade de Campo Grande, que desenvolveu, por meio de seu corpo técnico, projeto diferenciado, com configuração inédita, capaz de agregar instalação escalonada, eficiência de tratamento, simplicidade operacional e segurança ambiental, com aproveitamento produtivo do biogás gerado no processo, reduzindo custos operacionais. 


O projeto foi idealizado pelos Engenheiros Ambientais Orlando Pissuto Trevisan, Mestre em Gestão e Impactos Ambientais, e Carlos Afonso Salles, Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos. 


Os detalhes do projeto do Aterro Sanitário foram apresentados pelos Engenheiros responsáveis na tarde do dia 23de fevereiro, ao Prefeito Municipal André Alves Ferreira; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Pedro de Andrade; vereadores Frank Said Souza de Britto, Josilmar de Queiroz Blini Signori e Carlinhos do Lageado; e também ao Diretor de Indústria e Comércio e Meio Ambiente, Heller Nogueira. 

O Aterro Sanitário será composto por módulos independentes de disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos, com total atendimento às exigências técnicas pertinentes, que serão instalados conforme a demanda com total aproveitamento produtivo dos gases gerados no processo de degradação da matéria orgânica (biogás) e descarte zero de efluente (chorume). 


Este cuidado na concepção do projeto conferiu a ele a característica diferenciada que o caracteriza como inovação tecnológica; tecnicamente eficiente e ambientalmente correta, que atende aos anseios dos Órgãos de Fiscalização e Proteção Ambiental, Ministério das Cidades, Ecologistas e Comunidade Internacional por agregar proteção e controle ambiental com redução de emissão de gases de efeito estufa com possibilidade de aplicação segura em municípios de pequeno e médio porte. 

A simplicidade e clareza do projeto permitem agilidade no processo de análise e aprovação pelo órgão ambiental para emissão das Licenças Ambientais de Instalação e Operação, possibilitando o início de operação em tempo muito reduzido em relação aos projetos convencionais, o que reflete em agilidade na solução deste grave problema de ordem ambiental. 
O Aterro Sanitário foi projetado para operar durante 15 anos, porém, com a intenção de adoção de uma política adequada de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos a ser implementada pela Prefeitura Municipal, pretende-se otimizar a segregação na fonte geradora (residências) com apoio da população, possibilitando a reciclagem de materiais de interesse industrial e tratamento de resíduos orgânicos pelo processo de compostagem, com produção de adubo orgânico. 


Com estas medidas será reduzida a quantidade de resíduos destinada ao Aterro com consequente aumento de sua vida útil, revertendo à Prefeitura a redução de custos de instalação ao longo de cada gestão administrativa municipal.


A Política de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do município compreenderá um amplo trabalho de conscientização, fiscalização e educação ambiental, destacando-se a importância de se fazer a separação do lixo úmido (orgânico) e do lixo seco (recicláveis). O Prefeito André ressaltou que panfletos, divulgação na mídia, palestras em escolas e parcerias com o setor privado serão os principais instrumentos em prol desta causa, destacando sua importância social, alinhada com as diretrizes dos "Fóruns Nacional e Estadual Lixo e Cidadania".


O valor da obra ainda não foi orçado, porém os Engenheiros Orlando Trevisan e Carlos Salles garantiram que os custos de instalação ficarão condizentes com os projetos convencionais, com a vantagem de serem aplicados gradativamente, conforme a demanda, sendo diluídos ao longo da vida útil do empreendimento, aplicados durante as várias gestões administrativas correspondentes a estes, há seu tempo, dada a configuração modular inovadora do Aterro Sanitário.


Este aspecto ganha ainda mais força com a possibilidade de redução do volume de resíduos a serem dispostos no Aterro, com a adoção da Política de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos a ser implantada pelo município, pois quanto mais efetiva esta for, menor será o investimento necessário ao longo de cada gestão municipal, tendo em vista a menor solicitação de novos módulos para o mesmo período.


(Colaboração de Carlos Afonso Salles Engenheiro Ambiental Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos HídricosAparecida do Taboado terá Aterro Sanitário com Tecnologia Inovadora e Jornal do Bolsão