Veículos de Comunicação

Oportunidade

Argentina iniciará produção de vacinas contra a gripe suína

A chefe do Estado afirmou que a produção da vacina exigirá "grande investimento"

A Argentina começará a produzir a vacina contra a gripe suína –como é chamada a gripe A (H1N1)–, que causou a morte de centenas de pessoas no país durante o inverno, anunciou nesta sexta-feira a presidente Cristina Kirchner. Segundo o Ministério de Saúde argentino, 600 pessoas morreram devido à doença no país.

Ao inaugurar em Buenos Aires um simpósio sobre células-tronco, a chefe do Estado afirmou que a produção da vacina exigirá "grande investimento" e a contratação de 250 profissionais altamente qualificados.

Cristina disse que a iniciativa será realizada por um laboratório argentino e outro estrangeiro, e revelou que, nesta quinta-feira (12), assinou um decreto que declara "de interesse nacional" a produção da vacina.

O surto da doença causou uma onda de medo e confusão entre os argentinos, especialmente em julho, quando os hospitais lotaram de pacientes e o governo suspendeu as aulas por um mês. A propagação da doença teve seu epicentro no México e expandiu-se rapidamente por todo o planeta. No Brasil a gripe suína provocou a morte de pelo menos 1.368 pessoas, segundo o Ministério da Saúde.