
A temporada 2011/2012 do Campeonato Espanhol começará no próximo sábado depois que os jogadores e as autoridades da liga chegaram a um acordo para encerrar a greve que obrigou o adiamento da rodada inicial da primeira e segunda divisões, que seriam disputadas no último fim de semana.
O acordo foi alcançado nesta quinta-feira. O sindicato de jogadores e a liga se reuniram novamente a partir da tarde de quarta-feira. As conversações aconteceram durante toda a noite de quarta e foi concluída apenas às 5h30 desta madrugada (no horário espanhol). José Luis Astiazarán, presidente da Liga de Futebol Profissional (LFP) e Luis Rubiales, presidente da
Associação de Futbolistas Espanhóis (AFE), apertaram as mãos ao fim do encontro.
O sindicato indicou que a paralisação foi encerrada porque a liga garantiu o pagamento de 50 milhões de euros que clubes devem a mais de 200 jogadores em salários atrasados. Além disso, também chegou a um acordo que permite a rescisão dos contratos se os salários não forem pagos.
Esta foi a quarta greve da história do futebol espanhol e a primeira desde 1984. A primeira partida a ser disputada após o acordo será o duelo entre Girona e Elche, pela segunda divisão, na sexta-feira. A primeira divisão começa no sábado com Sporting Gijon x Real Sociedad, Valencia x Racing Santander e Granada x Real Bétis.