Veículos de Comunicação

Maracaju

Biblioteca da Biodiversidade ajudará disseminação do conhecimento

Os serviços online da biblioteca ficarão disponíveis 24 horas por dia, fixando-se como a mais completa e dinâmica fonte de informações da biodiversidade do Pantanal

A Biblioteca da Biodiversidade, instalada no Aquário do Pantanal, ajudará no aspecto da disseminação do conhecimento, pois reunirá todo o conhecimento disponível, principalmente sobre a biodiversidade pantaneira, envolvendo uma área física para consultas in loco e estações de trabalho (terminais computacionais), devendo, predominantemente, ser estruturada de acordo com o conceito de biblioteca digital/virtual.

Os serviços online da biblioteca ficarão disponíveis 24 horas por dia, fixando-se como a mais completa e dinâmica fonte de informações da biodiversidade do Pantanal. A biblioteca será parceira das instituições educacionais e científicas de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do mundo e dará suporte de informação literária e de aprendizagem contínua na sua área foco

“A cada ano aquários são inaugurados em todo mundo, dada a atração e fascínio que exercem sobre a população em geral e por serem poderosas ferramentas para a educação ambiental e o turismo. O Brasil é reconhecidamente o maior detentor de uma das maiores biodiversidades aquáticas, tanto marinhas quanto de água doce. O Governo de Mato Grosso do Sul ciente dessa potencialidade, em particular quanto ao Pantanal, viu neste empreendimento uma forma de solidificar seus esforços de preservação e uso sustentável de sua fauna e flora referente a esse bioma e incentivar os brasileiros a dar continuidade nesse ideal de preservar a biodiversidade presente em seus estados”, afirma João Onofre, coordenador do Biota-MS.

O Aquário do Pantanal retratará de forma sintética e objetiva toda a riqueza natural da biodiversidade dos ambientes aquáticos presentes nesse bioma. Dentre os seus propósitos, confirma-se um importante espaço público para turismo, lazer, educação ambiental, pesquisa e conservação da biodiversidade. “O Bioma Pantanal, pela sua magnitude, certamente merece ser tema exclusivo da de um aquário, justificando a iniciativa de sua construção, tomada pelo Estado de Mato Grosso do Sul”, argumenta o coordenador.