Veículos de Comunicação

Esportes

Botafogo vira clássico eletrizante contra o Fluminense

Com o resultado, o time alvinegro chegou a 34 pontos e assumiu a terceira posição na tabela

Em um clássico eletrizante e cheio de emoções, o Botafogo levou a melhor neste sábado e venceu o Fluminense por 2 a 1 de virada no Engenhão, em duelo válido pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o time alvinegro chegou a 34 pontos e assumiu a terceira posição na tabela, apenas atrás de Corinthians e Flamengo. Isso provisoriamente, já que São Paulo e Vasco vão a campo no domingo e podem mudar a situação – ambos também têm 34, mas perdem nos critérios de desempate.

Já o Fluminense permanece com 25 pontos e, pelo menos a princípio, cai só do nono para o 10º lugar. Mas a queda pode ser ainda maior se o Cruzeiro passar pelo Atlético no clássico mineiro, também no domingo.

No jogo, o time tricolor saiu na frente com Fred escorando escanteio de cabeça aos 11 minutos do segundo tempo. Mas a reação alvinegra foi rápida. Primeiro com Elkeson, logo aos 12, chutando no canto de Diego Cavalieri após passe de Lucas e drible em Gum.

Depois, em rápido contra-ataque puxado pelo uruguaio Loco Abreu, Lucas entrou em diagonal pela direita e completou com um belo chute cruzado o passe perfeito do companheiro de ataque, definindo a virada aos 19.

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, na primeira rodada do segundo turno, e não terão vida fácil. O Botafogo jogará em casa contra o Palmeiras, enquanto o Fluminense visitará o São Paulo, no Morumbi.

O jogo
O clássico deste sábado, se não foi um espetáculo de futebol, proporcionou às duas torcidas um show de emoções num duelo muito movimentado. No primeiro tempo, o Botafogo dominou o jogo. Com uma formação ofensiva, a equipe de Caio júnior encurralou o Flu, que errava muitos passes e se limitava aos contra-ataques, muitas vezes com perigo.

O Alvinegro começou assustando logo aos 7, na cobrança de uma falta, quando Elkeson soltou uma bomba que Cavalieri afastou.

Aos 14, Maicosuel fez grande jogada na entrada da área e enfiou para Loco Abreu. O uruguaio tentou de primeira, mas chutou fraco e para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Elkeson receber na frente e chutar cruzado, novamente pela linha de fundo.

Mais organizado e jogando em velocidade, o Botafogo chegou mais uma vez aos 19. Maicosuel tabelou com Herrera, mas concluiu mal e facilitou a defesa de Cavalieri. O Fluminense teve uma boa oportunidade aos 36, quando o argentino lanzini lançou Fred por cima da zaga e o atacante dividiu com Jéfferson e quase abriu o placar.

O Flu se animou no final da primeira etapa. Aos 39, na base do chuveirinho na área, a bola acabou sobrando para Diogo na meia-lua. O volante arriscou mas mandou para fora.

Se o primeiro tempo foi movimentado, faltaram os gols. Mas a bola na rede estava reservada para o segundo tempo. O Flu voltou mais ligado e tentava dominar a posse de bola, enquanto o Bota passou a explorar mais os contra-ataques em velocidade.

E foi o Flu quem saiu na frente, aos dez. Escanteio cobrado, a defesa ficou olhando e Fred subiu sozinho para cabecear no canto e vencer Jéfferson: 1 a 0.

Mas não deu tempo para comemorar. Um minuto depois, Elkeson fez grande jogada pela direita e empatou. O ex-atacante do Vitória partiu em velocidade, deu um corte no zagueiro, entrou na área e bateu de canhota no canto direito de Cavalieri.

O Flu, que já tinha problemas para se organizar em campo, sentiu o gol, e tomou a virada aos 19. Loco Abreu puxou o contra-ataque e acionou Lucas pela direita. O lateral entrou na área e chutou forte e cruzado: 2 a 1.

Com a virada, o Flu jogou na base da vontade em busca do empate. O técnico Abel colocou Martinuccio e Ciro em campo para tentar o gol, mas deixou a retaguarda desguarnecida. O Bota continuou explorando os contra-ataques e poderia ter ampliado.

Aos 29, Elkeson roubou a bola no meio e arriscou de longe, mas a bola vai para fora. Aos 36, foi a vez de Maicosuel desperdiçar de cabeça e também mandar para fora, por cima do gol.

FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 1 X 2 BOTAFOGO

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de agosto de 2011 (Sábado)
Horário: 18 horas (de Brasília)
Renda: R$ 437.755,00
Público: 17.627 pagantes (22.762 presentes)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Ediney Mascarenhas (RJ)
Cartões amarelos: Márcio Rosário, Fred, Rafael Moura, Edinho (Flu)
Gols:
FLUMINENSE: Fred, aos 10 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Elkeson, aos 11, e Lucas, aos 18 minutos do segundo tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Diogo (Martinuccio), Edinho, Souza (Ciro) e Lanzini; Rafael Moura e Fred
Técnico: Abel Braga

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos (Gustavo), Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Cidinho) e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior