Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cassilândia decreta situação de emergência por causa de fortes chuvas

O município teve danos causados pela intensa precipitação do dia 29 de janeiro

O município de Cassilândia é o 18º a decretar situação de emergência em Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado na quinta-feira (4) no Diário Oficial do Estado. De acordo com o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, o município recebeu o auxílio do órgão estadual com o processo de decretação de situação de emergência.

“Agora só estamos aguardando o fim da avaliação de danos para solicitar, junto ao governador, a homologação da situação de emergência. Depois disso será feita a solicitação de recursos do governo federal para a recuperação das áreas afetadas pelas chuvas”, afirma o coronel Ociel. Um recurso de R$ 30 milhões deve ser liberado para as outras 17 cidades que decretaram emergência anteriormente. Para Cassilândia receber o benefício federal, deve ser feita uma solicitação à parte.

Conforme o texto publicado em Diário Oficial, o município teve danos causados pela intensa precipitação do dia 29 de janeiro. Em um período de oito horas o município registrou a quantidade de 200 milímetros de chuva, o que provocou o aumento súbito do nível das águas dos Córregos Cedro, Palmito, Indaiá, Santa Rita e Rio Aporé. De acordo com o coronel Ociel, a região já tem 700 pessoas desalojadas e 70 desabrigados, conforme informações preliminares da prefeitura da cidade.

Ainda segundo dados da prefeitura, 80 casas teriam sido danificadas e outras 20 destruídas. Além disso, partes da estrada também teriam sido afetadas. A Defesa Civil deve enviar, ainda esta semana, alimentos e 70 kits com colchões, lençóis e travesseiros para os desabrigados de Cassilândia.