Veículos de Comunicação

Oportunidade

Centro de Atendimento à Mulher ampara vítimas de violência

A Casa Abrigo funciona em Campo Grande e Dourados atende todo o Estado

O Centro de Atendimento à Mulher (CAM) de Campo Grande realizou em janeiro deste ano 598 atendimentos. Os casos, a maioria de violência física e ameaças, foram encaminhados pelos centros de referência de Assistência Social, Cras e Creas, e pela Delegacia da Mulher. Do total de mulheres atendidas, sete foram encaminhadas para a Casa Abrigo por estarem ameaçadas de morte pelos cônjuges.

No CAM as mulheres recebem a atenção de assistente social, psicóloga e têm  acesso aos serviços da  Defensoria Pública. Quando encaminhadas à Casa Abrigo elas podem permanecer no local com filhos de até 14 anos por um período máximo de três meses.

Luiza Helena Al-Contar, que coordena as duas instituições mantidas pelo governo do Estado, explica que também existe um pedagogo para orientar os menores em idade escolar. “As crianças não perdem aulas e nem as atividades da escola”, diz Luiza. A casa mantém convênio com a unidade de ensino para o repasse das atividades. A coordenadora explica que as crianças são impedidas de frequentar as aulas temporariamente por motivo de segurança, por que na maioria das vezes elas são alvos do agressor.

Após o tempo de permanência no abrigo, as mulheres são encaminhadas ao mercado de trabalho e recebem acompanhamento durante seis meses para que possam reestruturar suas vidas. Em 2009 o CAM realizou 6.079 atendimentos.

Além da Capital, Dourados e Nova Andradina também possuem CAM. Já a Casa Abrigo funciona em Campo Grande e Dourados para atender todo o Estado.

Em Campo Grande o CAM está localizado na avenida General Nepomuceno Costa, 593, Vila Alba. Orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800 671 236.