Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cesp se prepara para o período chuvoso

Reservatório da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira está com cerca de 62% da capacidade de armazenamento.

Atenta para os eventos e dados climatológicos, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) se prepara para o período chuvoso, que terá início em novembro. Muitas das ações desenvolvidas em função desse período são executas pela CESP antecipadamente, ao longo do ano. Essas ações se iniciam com a análise do período chuvoso anterior e prosseguem com as inspeções aos órgãos de descarga das usinas e a verificação das condições das comportas.

Neste ano, os reservatórios entrarão no período chuvoso com níveis mais altos do que nos últimos anos. O reservatório da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira (rio Paraná) está com cerca de 62% da capacidade de armazenamento. Os reservatórios das usinas Jaguari (rio Jaguari) e Paraibuna (rio Paraibuna) estão, respectivamente, com 95% e 82% da capacidade.

Atualização

Em outubro, a CESP realizou reunião anual do seu Comitê de Operação em Emergência (COEm) para discutir os trabalhos desses próximos meses. O objetivo do COEm é garantir o constante acompanhamento da situação operacional das usinas e faz parte do Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm) da Empresa.

Na reunião, entre os itens discutidos, estavam a situação de armazenamento dos sistemas de reservatórios e as perspectivas para o período chuvoso; as medidas preparatórias; plano anual de prevenção e controle de cheias; etapas de prevenção e monitoramento, e o controle de cheia propriamente dito.

Serviços para a população

A CESP mantém vários serviços gratuitos de informação à população. Um deles é o Telecheia, que funciona 24 horas, todos os dias do ano, pelo telefone 0800-647-9001 e divulga dados dos reservatórios da Empresa. Informações também podem ser obtidas pelo site da CESP, www.cesp.com.br, em Operação de Reservatórios. Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a CESP distribui aos municípios lindeiros o Boletim Interno de Vazões (BIV). Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos do período chuvoso.