A Secretaria Municipal de Saúde confirmou como positivo um caso de meningite em Chapadão do Sul, mas tranquiliza a população informando que todas as ações preventivas já foram tomadas.
A Coordenação de Vigilância em Saúde explicou que as pessoas que tiveram contato mais próximo com a criança infectada já foram medicadas e está se realizando agora uma investigação para determinar se a doença foi contraída em Chapadão do Sul ou se é um caso importado, pois a criança esteve em uma cidade no norte de Mato Grosso.
A meningite é uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria. É importante pela severidade de alguns casos que podem evoluir a óbito ou a um dano no cérebro mais grave deixando sequelas. O tipo de tratamento depende do agente que causa a doença: vírus, bactéria, fungos, parasitos, outros. Nas meningites bacterianas é importante conhecer o tipo de bactéria envolvida de forma a possibilitar o tratamento correto.
Os principais sintomas são: febre alta e persistente, dor de cabeça por vezes insuportável, dor na nuca podendo ocasionar rigidez no pescoço, vômitos, perda do apetite, sonolência, confusão mental, agitação, grande sensibilidade à luz. Pode apresentar ainda manchas no corpo, diarreia, crises convulsivas, coma. As crianças normalmente permanecem quietas, pouco ativas. No caso das meningites bacterianas a evolução é muito rápida, podendo agravar em horas. O paciente necessita receber o antibiótico o mais rápido possível.